Topo

Música de grupo anti-imigração é líder de vendas na Amazon da Alemanha

Apoiadores do movimento islamofóbico Pegida fazem protesto em Dresden - Robert Michael/AFP
Apoiadores do movimento islamofóbico Pegida fazem protesto em Dresden Imagem: Robert Michael/AFP

Do UOL, no Rio

31/12/2015 12h59

O Pegida (Europeus Patrióticos Contra a Islamização do Ocidente, na sigla em alemão), movimento de extrema direita anti-islâmico e anti-imigração criado na Alemanha, lançou um single no Natal para arrecadar dinheiro para o grupo, segundo informações do site Buzzfeed.

A canção foi lançada no dia 21 de dezembro e, segundo o site alemão The Local, depois de ser descoberto pelos sites de notícias do país, passou a música Hello, da cantora inglesa Adele, no topo das paradas da Amazon.

Um hino sem palavras batizado de “Gemeinsam Sind Wir Stark!” (Juntos somos fortes, na tradução em português), o single foi criado originalmente para marcar o primeiro aniversário do grupo. O Pegida pretende ser o principal movimento de oposição a política para refugiados da primeira-ministra alemã, Angela Merkel.

Em resposta, a Amazon disse que irá doar toda a verba dos downloads da música para instituições de caridade que ajudam os refugiados. Não há informações, no entanto, sobre quanto dos 1,29 euros (cerca de R$ 4,30) do custo da canção no site serão doados para caridade nem que organizações são essas especificamente.

No Twitter, o criador do Pegida, Lutz Bachmann, agradeceu aos “idiotas de esquerda” e a “mídia mentirosa” pela publicidade.