Topo

Gato é tingido de roxo e usado como brinquedo para cachorro nos EUA

Gatinho apelidado de Smurf foi pintado de roxo e usado como brinquedo para cachorro - Divulgação/ Nine Lives Foundation
Gatinho apelidado de Smurf foi pintado de roxo e usado como brinquedo para cachorro Imagem: Divulgação/ Nine Lives Foundation

Do UOL, Em São Paulo

03/01/2016 14h08

Um gatinho foi tingido de roxo e pode ter sido usado como brinquedo para um cão morder na Califórnia, nos Estados Unidos. O bichano foi entregue em um abrigo e está recebendo tratamento especial para voltar à sua cor original e recuperar a saúde.

O animal foi apelidado de Smurf, como os personagens azuis do desenho animado, já que sua coloração ficou azulada após seus pelos desbotarem.

O gato recebeu grande atenção e ficou famoso ao ter sua história publicada e compartilhada diversas vezes na internet, o que agradou e ao mesmo tempo preocupou os veterinários responsáveis pelo tratamento do felino.

A veterinária Monica Rudiger, profissional que cuida do gato e trabalha na fundação de ajuda aos animais Nine Lives, afirmou em entrevista à CNN que está muito feliz pelo alto número de pedidos de adoção que Smurf recebeu, mas teme que o caso seja usado como inspiração para agressões em outros animais.

  De acordo com a veterinária, o gatinho foi encontrado quando tinha cerca de sete semanas e pesava menos de 1 kg. Ele foi abandonado em uma caixa com pedaços de pano e rodelas de limão. “Ele não foi espancado ou estrangulado, mas teve várias perfurações pelo corpo todo, machucados que se assemelham a marcas de mordida de cão”, afirmou Monica em entrevista.

A veterinária disse ainda que foi possível identificar que o gato foi pintado antes de receber as mordidas, o que, segundo ela, evidencia que o animal foi preparado para ser usado como um brinquedo de cachorro.

Com a exposição do caso, pedidos de adoção estão chegando do Brasil, da Inglaterra e de outros lugares do mundo. Monica disse estar muito grata com atenção e lembrou que existem muitos outros gatos para serem adotados em sua fundação, que sofreram tratamentos semelhantes ou piores do que o pequeno Smurf.

“Aprecio a exposição, mas espero que a mensagem que fique é que a crueldade animal é real e que há uma abundância de gatos que precisam ser salvos. Espero que as pessoas não se preocupem apenas com Smurf pelo fato dele ser roxo e chamar a atenção”.

Monica afirmou ainda que quase todos os dias posta fotos de animais abandonados ou negligenciados no Facebook da Nine Lives, mas que nenhum jamais recebeu tanta atenção quanto Smurf.

O gatinho azulado está fazendo amigos no abrigo e se recuperando dos traumas e machucados. Ele irá para um orfanato brevemente, mas ainda há um longo tratamento até que ele possa ser adotado.

Os cuidadores têm cortado frequentemente o pelo de Smurf para que a tinta saia de seu corpo e ele volte à sua cor natural, que aparentemente é cinza ou preta.

“Nosso objetivo é garantir que as pessoas não queiram adotá-lo só por ser roxo, além de deixar claro que não queremos encorajar ninguém a fazer a mesma coisa”, explicou a veterinária.