Topo

Kalashnikov terá fábrica em pequena cidade da Flórida para produzir AK-47 em larga escala

O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalachnikov - Misha Japaridze/AP
O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalachnikov Imagem: Misha Japaridze/AP

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 19h13

A pequena cidade de Pompano Beach, na Flórida, será a sede da famosa fabricante de armas Kalashnikov nos EUA. A ideia da empresa russa é, com sua versão americana, driblar as sanções impostas pelos EUA a Rússia por causa do conflito na Ucrânia.

A Kalashnikov Concern, criadora do fuzil AK-47, é a maior empresa de defesa russa e uma das empresas do país atingida pelas sanções impostas em 2014. Com isso, a subsidiária americana cortou os laços com a matriz russa. A Kalashnikov EUA foi criada para ajudar a matriz russa a importar armas para o mercado americano. Entretanto, com as sanções, a unidade passou a fabricá-las em território americano.

Citada pelo site da revista Foreign Policy, a porta-voz da Kalashnikov nos EUA, Laura Kalashnikov, disse que a empresa já planejava investir na Flórida, mudando para o Estado toda a estrutura operacional da Pensilvânia, e a punição apenas acelerou o processo.

Ainda não há estimativas sobre o número de empregos que será gerado em Pompano Beach com a chegada da fábrica na Flórida, ou qual será o tamanho da produção. O que se sabe é que serão feitos lá o clássico AK-47 e seus variantes, além de armas menores.

Pompano Beach é uma cidade com cerca de 100 mil habitantes no sul da Flórida, com uma grande comunidade brasileira. A fábrica será construída em um período em que o presidente Barack Obama anunciou uma série de medidas para restringir o comércio de armas no país. A Segunda Emenda à Constituição, aprovada em 1791, garante o direito de manter e portar armas, em um contexto de luta pela independência do império britânico.

O fuzil AK-47, desenhado por Mikhail Kalashnikov já no fim da Segunda Guerra Mundial, se transformou no fuzil de combate mais popular no mundo inteiro, sendo que nos EUA dezenas de milhares dessas armas são vendidas a cada ano, principalmente em sua versão semiautomática.