Topo

Grua desaba perto de Wall Street e deixa 1 morto e 3 feridos em NY

Do UOL, em São Paulo

05/02/2016 13h49Atualizada em 05/02/2016 16h07

Um guindaste desabou nesta sexta-feira (5) no bairro de Tribeca, em Nova York, nos Estados Unidos, provocando a morte de uma pessoa e deixando três feridos, dois deles em estado grave, além de destruir vários carros que estavam parados na rua.   

O acidente ocorreu entre a Church Street e Worth Street, perto da Broadway Avenue, de Wall Street e do World Trade Center, na parte sul da ilha de Manhattan, por volta das 8h30 (horário local, 11h30 de Brasília), no meio de uma forte nevasca que afetava a cidade.

Os três feridos foram atingidos por objetos que se desprenderam de quatro edifícios afetados pelo guindaste.

"Foi um milagre o impacto não ter sido maior", disse o prefeito Bill de Blasio, lembrando que a área é bastante movimentada, perto do distrito financeiro. Segundo ele, a grua, que tinha 172 metros de comprimento estava a uma altura de 20 andares, caiu enquanto os funcionários tentavam colocá-la em uma posição segura, já que fortes ventos atingiam a região no momento do acidente.

Minutos antes do acidente, operários haviam afastado pedestres e veículos da área, uma medida de precaução que impediu um acidente ainda mais grave, segundo o prefeito.

5.fev.2016 - Uma grua desabou nesta sexta-feira (5) no bairro de Tribeca, em Nova York, provocando a morte de ao menos uma pessoa e deixando outras feridas, sendo duas em estado grave.    - Brendan McDermid/Reuters - Brendan McDermid/Reuters
Uma forte nevasca atingia a região no momento do acidente
Imagem: Brendan McDermid/Reuters

"Foi na frente da minha janela", disse a testemunha Robert Harold à emissora CBS. "Ouvi um 'crash', deu para sentir a vibração no prédio." Segundo ele, pelo menos uma pessoa estava presa em um carro.

O aparelho, que permite mover cargas de até 300 toneladas, era utilizado para substituir os geradores elétricos e o sistema de ar condicionado do telhado de um edifício na Hudson Street.

Este edifício, conhecido como o "Western Union Building", de tijolos expostos e inspiração 'art déco', possui 110 metros de altura e foi construído em 1930.

De Blasio lembrou que o último acidente grave com um guindaste ou grua remonta a 2008.

O corpo de bombeiros divulgou imagens da queda em seu Twitter oficial. (Com agências internacionais)