Topo

Hillary Clinton vence Bernie Sanders na prévia de Nevada

Hillary comemora vitória no caucus de Nevada ao lado de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton - Mike Nelson/EFE/EPA
Hillary comemora vitória no caucus de Nevada ao lado de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton Imagem: Mike Nelson/EFE/EPA

Do UOL, em São Paulo

20/02/2016 21h28

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton venceu o senador Bernie Sanders neste sábado (20) no caucus de Nevada, segundo o partido Democrata. Os dois buscam a indicação democrata, mesmo partido de Barack Obama, nas eleições presidenciais de novembro.

Com 81% da apuração realizada, Hillary contava com 52,1% dos votos, contra 47,8% do senador por Vermont, fazendo com que a ex-primeira-dama voltasse a superar seu rival após ser derrotada nas primárias de New Hampshire, repetindo a vitória conquistada no caucus de Iowa, a primeira prévia das eleições de 2016.

"Alguns podem ter duvidado da gente, mas nunca duvidamos. Essa é para vocês", disse Hillary em discurso após a vitória no famoso hotel cassino Caesars Palace, em Las Vegas. Ela agradeceu Sanders, e o senador parabenizou a concorrente no discurso em que reconheceu o triunfo de Hillary.

O caucus, uma espécie de assembleia de integrantes do partido, é um dos tipos de prévia que podem ser realizadas pelos Estados para decidir os delegados estaduais que participarão das convenções nacionais democrata e republicana que definem seus candidatos presidenciais.

Neste sábado, os democratas realizaram 250 caucus em todo o território de Nevada para escolher os 43 delegados estaduais, que votariam em Hillary ou Sanders.

No último dia 2 de fevereiro, no caucus de Iowa, a ex-primeira-dama também venceu Sanders, mas nessa ocasião por menos de um ponto percentual (49,86% a 49,57%).

Posteriormente o senador por Vermont se recuperou nas primárias de New Hampshire, em 10 de fevereiro, que ganhou com folga com 60,4% dos votos, contra 37,95% de Hillary.

O próximo confronto entre os pré-candidatos democratas está marcado para a próxima terça-feira (23) na Carolina do Sul, onde Hillary conta com uma sólida vantagem, segundo as pesquisas. (Com agências internacionais)

Entenda as primárias e a votação na eleição dos EUA

AFP