Topo

Superterça: Trump mantém dianteira e vence em 7 Estados; Ted Cruz leva 3

Donald Trump faz discurso após resultados da Superterça em Palm Beach, na Flórida - Andrew Harnik/AP
Donald Trump faz discurso após resultados da Superterça em Palm Beach, na Flórida Imagem: Andrew Harnik/AP

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 21h23Atualizada em 02/03/2016 08h29

O magnata do ramo imobiliário e pré-candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, saiu na frente na Superterça (1º) e venceu em sete Estados: Geórgia, Alabama, Tennessee, Massachusetts, Virgínia, Arkansas e Vermont, segundo projeções da mídia local. O senador Ted Cruz teve a primeira vitória da noite no Texas, seu Estado natal, e ainda em Oklahoma e no Alasca.

O senador Marco Rubio, por sua vez, venceu em Minnesota. Ainda resta saber quem ganhou as prévias no Alaska. Na disputa, há ainda outros dois republicanos: Ben Carson e John Kasich.

Chris Christie, governador de Nova Jersey, abriu o discurso de vitória do comitê de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida. "Não é uma campanha, é um movimento", disse.

Logo em seguida, o magnata chegou e classificou a noite como "incrível". Ele também parabenizou seu adversário Ted Cruz por ter vencido no Texas. "É preciso muita coragem para concorrer a presidente. Nossa nação está destruída. Vamos criar empregos e baixar impostos. Estamos perdendo tempo, não podemos deixar isso acontecer", disse.

E em referência ao discurso da democrata Hillary Clinton ele disse que "fazer a América grande de novo é muito melhor do que fazer os EUA completos de novo". O milionário também chamou Marco Rubio de "o grande perdedor da noite".

Desde o começo das primárias no país, Trump já venceu três das quatro primeiras prévias de seu partido --New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, Cruz venceu em um Estado --Iowa.

Vista isoladamente, a Superterça é o dia mais importante da série de prévias para definir os candidatos dos partidos para a eleição presidencial de 8 de novembro, na qual se elegerá o sucessor do democrata Barack Obama.

o que torna a superterça dos eua tão super?

UOL Notícias