Topo

Evo, uma ex-namorada presa e um bebê dado como morto: o escândalo que abala Bolívia

Gabriela Zapata é detida em La Paz, na Bolívia - Juan Karita/AP
Gabriela Zapata é detida em La Paz, na Bolívia Imagem: Juan Karita/AP

Do UOL, em São Paulo

03/03/2016 09h27

A Bolívia tem assistido nas últimas semanas a um enredo digno de novela e que a cada dia ganha um novo detalhe rocambolesco.

Tudo começou quando o jornalista Carlos Valverde revelou que Gabriela Zapata, uma ex-namorada do presidente Evo Morales, era diretora de uma empresa chinesa que havia obtido contratos milionários com o governo boliviano. Valverde revelou ainda que o casal havia tido um filho juntos.

Morales confirmou que havia se relacionado com Zapata mas disse que o filho de ambos havia morrido pouco tempo após o nascimento. Sobre a denúncia, disse que seria investigada.

A revelação acabou sendo um dos fatores por trás da derrota de Morales no referendo de 21 de fevereiro que decidiria se o presidente teria direito a disputar um novo mandato.

O UOL preparou uma linha do tempo para que você entenda o caso, que pode ter sérias implicações políticas para Morales.

2005 - Evo Morales e Gabriela Zapata começam a namorar

2007 - Zapata dá à luz um menino

3.fev.2016 - O jornalista Carlos Valverde revela o relacionamento e a existência da criança. Diz ainda que Zapata é diretora da empresa chinesa CAMC, que teria obtido contratos privilegiados milionários com o governo boliviano

5.fev.2016 - Morales confirma que teve um filho com Zapata, mas diz ter sido informado pela mãe de que a criança morreu pouco após o nascimento

Presidente da Bolívia, Evo Morales - Jose Lirauze/Xinhua - Jose Lirauze/Xinhua
O presidente Evo Morales
Imagem: Jose Lirauze/Xinhua

25.fev.2016 - Zapata é presa sob acusação de corrupção, tráfico de influência e enriquecimento ilícito

26.fev.2016 - Uma tia de Zapata identificada como Pilar Guzmán diz que o menino na verdade está vivo

29.fev.2016 - Morales faz um apelo para que seja apresentado ao filho, caso ele esteja mesmo vivo. "Tenho direito de vê-lo, conhecê-lo e cuidar dele", afirmou o presidente, que tem dois filhos reconhecidos de relacionamentos anteriores.

1º.mar.2016 - Tia de Zapata afirma que menino será apresentado "à imprensa internacional no momento oportuno"

2.mar.2016 - Em declarações à imprensa boliviana, familiares de Zapata dizem nunca ter conhecido o suposto filho dela com o presidente

2.mar.2016 - Funcionários do Ministério Público da Bolívia fazem buscas na luxuosa casa de Zapata em La Paz para encontrar e confiscar documentos. (Com agências internacionais)