Topo

Coreia do Norte faz novo lançamento de mísseis na península coreana, diz Seul

KCNA/AFP
Imagem: KCNA/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/03/2016 19h50Atualizada em 18/03/2016 07h21

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico na costa leste da península coreana, segundo afirmou nesta quinta-feira (17) o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. Autoridades de Defesa dos EUA relataram ter rastreado o lançamento de dois mísseis.

Um porta-voz sul-coreano disse que um míssil foi lançado de uma área perto da costa oeste, norte da capital, Pyongyang, e voou 800 quilômetros antes de cair no Mar do Leste, também chamado de Mar do Japão. Ele não confirmou o tipo de míssil lançado, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap citou fontes militares confirmando que seria um míssil Rodong, uma variação do scud com um alcance máximo de 1.300 quilômetros.

Autoridades americanas acreditam que os dois mísseis sejam Nodongs de médio alcance.

Neste ano, Pyongyang também realizou testes balísticos nos dias 6 de janeiro e 7 de fevereiro, violando as resoluções da ONU.

Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou um decreto autorizando a adoção de novas sanções contra a Coreia do Norte, no momento em que Pyongyang multiplica suas ameaças e anuncia a condenação de um estudante americano.

Otto Warmbier foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por crimes contra o estado por ter roubado material de propaganda. Segundo a imprensa oficial norte-coreana, o estudante confessou ter roubado uma peça de propaganda política em uma área reservada aos empregados do hotel de Pyongyang onde estava hospedado como parte de uma excursão. (Com agências internacionais)