Topo

Bélgica eleva o número de feridos para mais de 300 após atentados

Ketevan Kardava/Georgian Public Broadcaster/AP
Imagem: Ketevan Kardava/Georgian Public Broadcaster/AP

Do UOL, em São Paulo

23/03/2016 16h49

O governo da Bélgica atualizou nesta quarta-feira (23) a lista com o número de feridos após os atentados que atingiram a cidade de Bruxelas na terça (22). Segundo o Ministério da Saúde, há mais de 300 feridos de 40 nacionalidades. Pelo menos 150 deles permanecem hospitalizados, 61 deles na UTI.

Ainda existem poucos detalhes sobre as vítimas e os sobreviventes. Quatro dos feridos ainda não foram identificados e estão em coma. Os casos mais graves apresentam queimaduras severas, muitas vezes acompanhadas de ferimentos como os de vítimas de uma guerra ou como os causados por fragmentos de objetos metálicos causados pela explosão.

Nesta quarta-feira, muitos hospitais receberam mais vítimas que, logo após os atentados, foram para casa e, desde então, desenvolveram sintomas por conta das fortes explosões. A procura por ajuda aumentou o número de feridos no balanço de vítimas. Muitos deles apresentam problemas auditivos.

Mais de 30 pessoas morreram nos ataques contra uma estação de metrô e no aeroporto internacional de Bruxelas. O Ministério de Relações Exteriores belga ainda está em contato com as chancelarias dos mais de 40 países para notificar a existência de cidadãos estrangeiros entre os mortos e feridos.

Passageiros impedidos de seguir viagem

Depois dos ataques, pelo menos 2.200 passageiros que não ficaram feridos e tinham voos previstos saindo de Bruxelas --os embarques foram suspensos desde o ataque e o aeroporto permanecerá fechado até sábado pelo menos-- foram instalados temporariamente por companhias aéreas.

Nesta quarta-feira, a expectativa é que ao menos 800 pessoas ainda esperarão pelo embarque em Bruxelas.