Topo

Polícia belga empreende "caçada" por principal suspeito de atentados

Najim Laachraoui, 25, é apontado como principal suspeito nos atentados a bomba realizados no aeroporto de Bruxelas - Polícia Federal belga/ AFP
Najim Laachraoui, 25, é apontado como principal suspeito nos atentados a bomba realizados no aeroporto de Bruxelas Imagem: Polícia Federal belga/ AFP

Do UOL, em São Paulo

23/03/2016 07h38

A polícia belga empreendia nesta quarta-feira (23) uma caçada pelo principal suspeito de envolvimento nos ataques de ontem em Bruxelas, Najim Laachraoui, que está foragido. Ele é o homem que aparece de jaqueta clara e chapéu no aeroporto ao lado de dois kamikazes no aeroporto de Bruxelas.  

Diversos sites e redes de televisão locais chegaram a informar que Laachraoui havia sido preso nesta quarta-feira (23) no bairro de Anderlecht da capital belga, mas depois se retrataram. Em entrevista nesta manhã, a Procuradoria belga confirmou que ele está foragido. 

Os atentados deixaram 31 mortos, mas esse número deve aumentar, segundo o procurador Frederic van Leeuw, porque o estado de muitos dos 271 feridos é crítico.

Segundo as primeiras informações, o belga é muito próximo de Salah Abdeslam, que havia participado dos ataques em Paris em novembro do ano passado e foi preso na Bélgica na semana passada.

Laachraoui também teria participado dos atentados de novembro, como o responsável por montar os explosivos carregados pelos suicidas.  

De acordo com o jornal "Le Monde", Laachraoui visitou a Síria em fevereiro de 2013 e deu apoio logístico aos atentados de Paris, já que seu DNA foi encontrado no "material explosivo" em frente ao Stade de France e ao Bataclan - dois pontos de ataques. Além disso, suas digitais foram encontradas no apartamento onde a polícia belga prendeu Abdeslam.

A Procuradoria também identificou os dois kamikazes da ação e a mídia da Bélgica informou que eles são os irmãos Khalid e Brahim el-Bakraoui, moradores da capital. Ambos eram conhecidos das autoridades, tendo já sido condenados por crimes menores, como assalto a mão armada e pequenos furtos.  

Ibrahim foi o kamikaze que realizou o ataque no aeroporto de Zaventem, enquanto Khalid foi o responsável pelo ataque no metrô de Maelbeek, informou a Procuradoria.

O segundo kamikaze do aeroporto não foi identificado.

23.mar.2016 - A Interpol divulgou fotos dos irmãos Khalid (à esquerda) e Ibrahim (à direita) El Bakraoui, kamikazes dos ataques terrorista na Bélgica - Interpol/AFP - Interpol/AFP
Os irmãos Khalid (esq) e Ibrahim (dir) El Bakraoui
Imagem: Interpol/AFP

Van Leeuw afirmou ainda que as forças de segurança belgas encontraram ainda em Bruxelas um laptop onde foi encontrada uma carta suicida de Ibrahim Bakraoui e mensagens ligadas ao Estado Islâmico (EI).

 Na carta, Ibrahim dizia que a polícia estava buscando por ele e que não queria acabar numa cela de prisão.

"Sempre fugindo, sem saber mais o que fazer, sempre procurado por todos os lados, não estar seguro mais e se se demora mais ele se arrisca a ir parar numa cela", dizia a carta, segundo o procurador.

Na busca foram encontrados ainda 15 kg de explosivos, 150 litros de acetona, 30 litros de água oxigenada, detonadores, uma mala cheia de pregos e materiais usados para embalar explosivos. (Com agências internacionais)