Topo

160 morrem por conta das altas temperaturas na Índia

Jayanta Dey/Reuters
Imagem: Jayanta Dey/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/04/2016 18h50

Mais de 160 pessoas morreram por conta das altas temperaturas que atingem o sul e o leste da Índia. Segundo a agência Associated Press, citando autoridades indianas, a maioria das vítimas era de trabalhadores e agricultores dos Estados de Telangana, Andhra Pradesh e Orissa, ainda que as temperaturas em outras áreas do país também tenham alcançado os 45ºC.

Em Orissa, as escolas foram fechadas na semana passada e devem permanecer sem aulas até o dia 26. O governo de Andhra Pradesh está distribuindo água e leite gratuitamente para ajudar a pessoas a manterem-se hidratadas.

Autoridades pedem que a população permaneça em suas casas durante as horas mais quentes do dia.

Segundo a polícia, pelo menos 55 mortes relacionadas com o calor foram registradas em Orissa, outras 45 em Andhra Pradesh e 66 em Telangana. Segundo a rede de TV indiana NDTV, uma jovem de 12 anos teria morrido no Estado de Maharashtra enquanto buscava água.

A agência meteorológica nacional diz que as temperaturas estão entre 4 e 5ºC acima do normal esperado para o mês de abril.

A Índia enfrenta uma grave escassez de água que já afetou mais de 300 milhões de habitantes, cerca de um quarto da população do país. Dezenas de milhares de animais já morreram e as colheitas foram arruinadas. Alguns rios e lagos secaram totalmente.

O procurador-geral adicional P.S. Narasimha informou ao Tribunal Supremo do país em nota divulgada hoje pela imprensa local que a seca já afeta 255 mil aldeias em 256 dos 675 distritos do país, o que representa mais de um terço de seu território.

Autoridades pedem que os camponeses parem de cavar poços profundos para buscar água e interrompam o cultivo de cana-de-açúcar, que também consome muita água.