Topo

Obama confirma visita histórica a Hiroshima

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 09h39

Barack Obama será o primeiro presidente americano em exercício a visitar Hiroshima desde o ataque nuclear dos EUA à cidade japonesa, em 1945, confirmou nesta terça-feira (10) a Casa Branca.

A visita ocorrerá no dia 27 de maio, durante viagem de Obama ao Japão e ao Vietnã, entre os dias 21e 28 de maio.

O bombardeio de Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945, matou 140 mil pessoas. Este e o bombardeio nuclear de Nagasaki, também no Japão, foram responsáveis pelo fim da Segunda Guerra Mundial. 

"O presidente fará uma visita história a Hiroshima com premiê [Shinzo] Abe para salientar seu contínuo compromisso para buscar a paz e a segurança em um mundo sem armas nucleares", afirmou nota da Casa Branca. 

Obama, porém, não oferecerá desculpas por ter usado a bomba atômica.

Em artigo na plataforma de blogs Medium, o assessor adjunto de segurança nacional de Obama, Ben Rhodes, afirma que a Casa Branca acredita ser "o momento adequado" para uma visita do presidente a Hiroshima e a seu Parque da Paz, dedicado às vítimas da bomba atômica.

"Obama não revisará a decisão dos EUA de usar a bomba atômica no final da Segunda Guerra Mundial, mas oferecerá uma visão de futuro", diz Rhodes.

Jimmy Carter esteve em Hiroshima, mas quando já não era presidente dos EUA.

Além desta histórica visita, Obama participará no Japão de uma reunião do G7 na cidade de Ise-Shima. (Com agências internacionais)