Topo

Sanders e Clinton vencem uma primária cada na disputa democrata

Do UOL, em São Paulo

18/05/2016 01h48

As primárias democratas realizadas nesta terça-feira (17) tiveram um vencedor cada: o senador Bernie Sanders foi vitorioso no Oregon, enquanto a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, superou o adversário em Kentucky, por uma margem bem pequena, de acordo com as projeções dos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos.

Com a vitória no Oregon, Sanders ficará com a maioria dos 61 delegados em jogo no Estado do noroeste do país, de tendência fortemente progressista e vizinho de Washington e Idaho, onde o veterano senador também saiu vitorioso.++

No Kentucky, Hillary foi declarada a ganhadora "extraoficial" das primárias, já que terminou "virtualmente" empatada com Sanders.

A secretária de Estado de Kentucky, a democrata Alison Lundergan Grimes, encarregada de organizar e supervisionar a votação, declarou Hillary como a "ganhadora extraoficial" do pleito em um discurso ao vivo na emissora "CNN", já que a pré-candidata superava o senador por Vermont em cerca de 1.800 votos, com praticamente 100% das urnas apuradas.

"Acredito que, com base no que estamos vendo, Kentucky permanecerá na coluna da vitória para os Clinton. Hillary Clinton é a ganhadora extraoficial", disse Alison.

No entanto, cabe destacar que a margem é tão pequena - 212.318 votos para Hillary e 210.505 para Sanders - que provavelmente o ganhador oficial será conhecido apenas dentro de alguns dias e, inclusive, pode ser solicitada a recontagem dos votos.

Em qualquer caso, Hillary e Sanders ficarão cada um com quase a metade dos 55 delegados que estão em jogo em Kentucky, o que não vai trazer mudanças significativas na corrida geral para a indicação, na qual a ex-secretária de Estado segue à frente do senador socialista democrático por ampla margem. (Com EFE)