Topo

Egito diz ter encontrado destroços de avião da EgyptAir que caiu no Mediterrâneo

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 17h43

Equipes egípcias que buscam os destroços do Airbus A320 da EgyptAir, que caiu em 19 de maio durante um voo entre Paris e o Cairo e deixou 66 mortos, anunciaram nesta quarta-feira (15) que peças do avião foram vistas em diferentes áreas do mar Mediterrâneo, local da queda.

As autoridades egípcias irão fazer um mapa dos destroços para verificar a extensão do impacto. Ainda não se sabe o que causou a queda do avião, mas as autoridades apontam que uma provável explosão tenha ocorrido.   

O voo MS804 da EgyptAir desapareceu dos radares pouco depois de entrar no espaço aéreo egípcio, no dia 19 de maio. O Egito cogitou que a queda poderia ter sido um ato de terrorismo, mas nenhum grupo reivindicou a autoria de um possível ataque.

O avião emitiu dois alertas automáticos dois minutos antes da queda, indicando fumaça dentro da cabine dos pilotos e falha no computador dos comandos.

Autoridades dizem ter encontrado caixa-preta de aeronave

Band News

Segundo informações do Ministério da Defesa da Grécia, o avião fez "guinadas repentinas" e mergulhou no ar antes de desaparecer dos radares sobre o sul do Mediterrâneo.

A maioria dos 56 passageiros --10 eram tripulantes--, entre os quais estavam dois bebês e uma criança, era de nacionalidade egípcia (30) e francesa (15). Destroços e corpos foram encontrados no Mediterrâneo dias depois do acidente.

No dia 1º de junho, a Aviação Civil francesa confirmou ter captado um sinal que corresponde ao de uma das duas caixas-pretas do voo. Depois disso, a zona de buscas foi reduzida.

Encontrar as caixas-pretas é fundamental para que o desaparecimento do voo MS804 seja explicado. Cada gravador, um contendo gravações de voz da cabine e outro contendo dados do jato Airbus A320, é acoplado a um equipamento que emite sinais acústicos por 30 dias, dando tempo limitado às equipes de resgate. Elas deverão perder o sinal no próximo dia 24. (Com agências internacionais)