Topo

Caixa-preta de avião da EgyptAir que caiu no Mediterrâneo é encontrada, dizem investigadores

16/06/2016 10h47

Uma caixa-preta com gravações das conversas na cabine dos pilotos do avião da companhia EgyptAir que caiu no Mediterrâneo foi encontrada nesta quinta-feira (16), afirmou em nota o comitê investigativo egípcio.

Segundo a nota, a caixa-preta está danificada. Porém, a unidade de memória, "que é a parte mais importante do gravador", foi recuperada, diz ainda o comunicado.

O Airbus A320 caiu no Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo quando fazia o trajeto entre Paris, na França, e Cairo, no Egito. 

No dia 1º de junho, a Aviação Civil francesa havia captado um sinal correspondente ao de uma das duas caixas-pretas do avião.

Encontrá-las era fundamental para explicar a queda da aeronave. Cada gravador, um contendo gravações de voz da cabine e outro contendo dados do jato Airbus A320, é acoplado a um equipamento que emite sinais acústicos por 30 dias, dando tempo limitado às equipes de resgate. 

Na quarta-feira, autoridades egípcias anunciaram que peças do avião foram vistas em diferentes áreas do mar Mediterrâneo. A ideia é fazer um mapa dos destroços para verificar a extensão do impacto.

Ainda não se sabe o que causou a queda do avião, mas é possível que tenha havido uma explosão.

O voo MS804 da EgyptAir desapareceu dos radares pouco depois de entrar no espaço aéreo egípcio, no dia 19 de maio. O Egito cogitou que a queda poderia ter sido um ato de terrorismo, mas nenhum grupo reivindicou a autoria de um possível ataque.

O avião emitiu dois alertas automáticos dois minutos antes da queda, indicando fumaça dentro da cabine dos pilotos e falha no computador dos comandos.

Segundo informações do Ministério da Defesa da Grécia, o avião fez "guinadas repentinas" e mergulhou no ar antes de desaparecer dos radares sobre o sul do Mediterrâneo.

A maioria dos 56 passageiros --10 eram tripulantes--, entre os quais estavam dois bebês e uma criança, era de nacionalidade egípcia (30) e francesa (15). Destroços e corpos foram encontrados no Mediterrâneo dias depois do acidente.

Autoridades dizem ter encontrado caixa-preta de aeronave

  •