Topo

Veja quais famosos são contra ou a favor do Brexit

Em Londres

22/06/2016 10h13

Várias personalidades britânicas, da cultura, ciência e do mundo empresarial, já se pronunciaram a favor ou contra a União Europeia (UE) na campanha do referendo de 23 de junho.

A favor da UE

David Beckham e sua esposa Victória é mais um casal de celebridade a acompanhar a final entre Feder e Djokovic - Ben Curtis/AP - Ben Curtis/AP
David e Victoria Beckham
Imagem: Ben Curtis/AP

Na última terça-feira (21), a estitista e ex-Spice Girls Victoria Beckham publicou no Instagram o logo do "In" (dentro da UE), dizendo que o Reino Unido ficará melhor se continuar no bloco e pedindo que seus seguidores também votem a favor da permanência. O marido, David, também publicou post semelhante. 

Stephen Hawking - Reprodução/Wook - Reprodução/Wook
Stephen Hawking
Imagem: Reprodução/Wook

Para o famoso astrofísico de 74 anos a saída da UE seria um golpe para a ciência nacional, financiada em parte com recursos europeus.

"Primeiro, o aumento do financiamento (europeu) elevou consideravelmente o nível da ciência europeia no conjunto e da britânica em particular", afirma em uma carta assinada por 150 cientistas.

"Segundo, estamos recrutando muitos dos melhores pesquisadores da Europa continental".

18. J.K.Rowling foi convidada a escrever uma série para a Warner Bros, mas a data de lançamento do primeiro episódio ainda não foi divulgada - Reprodução/grazia.it - Reprodução/grazia.it
J.K.Rowling
Imagem: Reprodução/grazia.it


A escritora de 50 anos, criadora do jovem bruxo Harry Potter, um dos personagens mais famosos da história da literatura, defendeu a União Europeia como avalista da paz.

"Não quero abandonar uma união que trouxe para a região mais paz e estabilidade do já conheceu", escreveu no Twitter.

31.out.2014 - Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, posa ao lado de um modelo da SpaceShipTwo engatada na aeronave WhiteKnightTwo em imagem de janeiro de 2008, durante lançamento no Museu de História Natural em Nova York, EUA. O projeto do bilionário britânico seria o primeiro voo espacial para turistas. Celebridades como os atores Leonardo DiCaprio e Aston Kutcher já haviam encomendado pacotes de voos suborbitais - Stan Honda/AFP - Stan Honda/AFP
Richard Branson
Imagem: Stan Honda/AFP


O empresário bilionário, fundador da Virgin, afirmou que a saída seria "um dos dias mais tristes da história da Grã-Bretanha".

Ele advertiu: "Não vejo por quê a UE seria amável com a gente se sairmos. Se eu estivesse na posição deles, puniria os que abandonam o barco".

13.mai.2016 - Ken Loach promove o filme "I, Daniel Blake" no Festival de Cannes -  REUTERS/Yves Herman -  REUTERS/Yves Herman
Ken Loach
Imagem: REUTERS/Yves Herman


O cineasta de 79 anos, famoso militante de esquerda e vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2016, disse à AFP que "a UE é atualmente um projeto neoliberal. Exige privatizações, e o que tem feito com a Grécia é horroroso. Mas se sairmos, enfrentaremos um governo muito escorado à direita".

Ian McKellen viverá relógio mordomo no filme live-action de "A Bela e a Fera" - Andreas Rentz/Getty Images/Disney - Andreas Rentz/Getty Images/Disney
Ian McKellen
Imagem: Andreas Rentz/Getty Images/Disney


O ator conhecido pela saga "O Senhor dos Anéis", 77 de anos, reconhecido ativista gay, afirmou que a saída britânica poderia fragilizar os direitos dos homossexuais em outros países da UE.

"Se você é homossexual, você é internacionalista", disse ao jornal "Daily Telegraph".

"É momento de apoiar a Europa e dar confiança a outros países da UE que ainda estão atrás neste aspecto".

A favor do "Brexit"

O ator Michael Caine durante première do filme "Inception" em Londres (8/7/2010) - Getty Images - Getty Images
Michael Caine
Imagem: Getty Images

O famoso ator de 83 anos, vencedor de dois Oscar, afirmou que o Reino Unido "não pode seguir fazendo o que ditam os milhares de funcionários sem rosto que criam estas regras", em referência à burocracia europeia.

Também disse que o país conseguiria se recuperar do impacto imediato da saída: "OK, perfeito, fracassa. Melhora, trabalha mais duro, persiste e terá sucesso".

O ator britânico John Cleese, da série "Monty Python" - AP photo/Hans T Dahlskog - AP photo/Hans T Dahlskog
John Cleese
Imagem: AP photo/Hans T Dahlskog


O ator do grupo de comédia The Monty Python, de 76 anos, acusou a burocracia europeia de eliminar "todo rastro de responsabilidade democrática" da UE e propôs uma lista de reformas: "renunciar ao euro, introduzir a transparência, enforcar Jean-Claude Juncker", o presidente da Comissão Europeia.

Sol Campbell em ação pelo Arsenal em 2010 - Associated Press: AP - Associated Press: AP
Sol Campbell
Imagem: Associated Press: AP


O ex-jogador Sol Campbell, de 41 anos, afirma que a UE prejudica o futebol inglês. "Às vezes vejo um time inglês com alguns jogadores estrangeiros medíocres e me pergunto 'onde está o talento inglês?'. Se pudéssemos controlar quem entra e sai do Reino Unido, atrairíamos o melhor do melhor".

Roger Daltrey, do The Who, durante show no festival de Woodstock, em Bethel (EUA), em 1969 - Divulgação - Divulgação
Roger Daltrey
Imagem: Divulgação


O vocalista do grupo The Who disse que a UE foi "criada em sigilo". "Se tem cheiro de rato e parece um rato, provavelmente é um rato", disse ao jornal The Sun. "E vamos enfrentar, a Europa tem cheiro".

22.set.2013 - O produtor e escritor Julian Fellowes, de "Downton Abbey", chega ao Emmy 2013 com a mulher, Emma - Frazer Harrison/Getty Images - Frazer Harrison/Getty Images
Julian Fellowes (esq)
Imagem: Frazer Harrison/Getty Images


O criador, escritor e produtor executivo da famosa série de TV "Downton Abbey" comparou a UE ao Império Austro-Húngaro, em uma entrevista ao Daily Mail.

"Durante centenas de anos a história avançou para um governo que responda às pessoas e, de repente, damos um giro e voltamos ao Império Austro-Húngaro".