Topo

Áustria define data das novas eleições presidenciais

22.mai.2016 - O candidato presidencial Norbert Hofer (dir), do FPÖ, e o líder do partido, Heinz-Christian Strache, cantam após as eleições em Viena, na Áustria - Heinz-Peter Bader/Reuters
22.mai.2016 - O candidato presidencial Norbert Hofer (dir), do FPÖ, e o líder do partido, Heinz-Christian Strache, cantam após as eleições em Viena, na Áustria Imagem: Heinz-Peter Bader/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/07/2016 08h39

A Áustria repetirá no dia 2 de outubro o segundo turno da eleição presidencial, entre o ecologista Alexander Van der Bellen e o ultradireitista Norbert Hofer, após sua invalidação por irregularidades, anunciou o governo nesta terça-feira.

A data de 2 de outubro, proposta pelo ministério do Interior, foi aprovada pelo governo em um Conselho de Ministros, anunciou o chanceler federal, o social-democrata Christian Kern.

O Tribunal Constitucional anulou na sexta-feira (1º) o segundo turno, realizado em 22 de maio, por irregularidades na contagem das cédulas de certas circunscrições.

Os resultados desses pleitos foram impugnados pelo ultranacionalista Partido Liberal da Áustria (FPÖ), cujo candidato, Norbert Hofer, havia perdido por apenas 30 mil votos de diferença contra o ecologista Alexander Van der Bellen.

O FPÖ e seu líder, Heinz Christian Strache, tinham denunciado uma longa série de irregularidades na apuração dos votos.

O Alto Tribunal interrogou cerca de 90 testemunhas, entre elas regionais e locais de mesas eleitorais de todo o país.

Muitas testemunhas reconheceram que não foi cumprida ao pé da letra a lei eleitoral, sobretudo no momento e na forma de contar os votos depositados por correio.

O Tribunal Constitucional da Áustria é composto por 14 juízes, entre eles seu presidente, que no entanto não fez parte na votação que deu lugar a esta decisão, sem precedentes em sua dimensão na história democrática do país. (Com as agências internacionais)