Topo

Só muda o patrão: gato caçador de ratos "oficial" manterá o cargo na residência da nova premiê

Larry não ficará desempregado com a mudança de premiê nesta semana - Han Yan/Xinhua
Larry não ficará desempregado com a mudança de premiê nesta semana Imagem: Han Yan/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

11/07/2016 20h11

O gato Larry, que vive na residência oficial do primeiro-ministro britânico em Londres, não precisará deixar a casa nesta quarta-feira (13), quando David Cameron deixar o cargo de premiê e se mudar da casa localizada no número 10 da Downing Street. Adotado em 2011 com a missão de caçar os ratos do local, ele deve viver com Theresa May, que assumirá como primeira-ministra.

Um porta-voz do governo afirmou que Larry é um funcionário público e não pertence aos Camerons, e por isso ficará na casa.

A infestação de ratos é um problema comum em Londres, onde as latas de lixo destampadas que ficam nas calçadas servem como fonte de alimentos aos animais.

Larry, um gato malhado com fama de preguiçoso adotado do Battersea Dogs and Cats Home, foi viver no local depois que um rato foi filmado por acaso em dois boletins noticiosos correndo nas proximidades da entrada principal da residência do premiê, no centro de Londres.

Downing Street não tinha animais de estimação desde a gata Sybil, que foi viver ali com o então ministro das Finanças Alistair Darling, em 2007, mas voltou para Edimburgo seis meses depois, por ter tido dificuldades em se adaptar à vida corrida do centro da capital inglesa. Sybil foi o primeiro gato a morar nesta importante rua desde o lendário Humphrey, um vira-latas que viveu na residência oficial desde a época de Margaret Thatcher e sobreviveu ao ex-premiê John Major.

Em 1997, Tony Blair mandou Humphrey para o retiro em meio a fortes especulações de que sua mulher, Cherie, teria exigido sua saída.