Topo

Tiroteio em casa noturna na Flórida mata dois jovens e deixa 17 feridos

Do UOL, em São Paulo

25/07/2016 08h11Atualizada em 25/07/2016 11h46

Dois jovens morreram e 17 pessoas ficaram feridas em um tiroteio nesta segunda-feira (25) em uma casa noturna em Fort Myers, Flórida, que realizava uma festa destinada a adolescentes. A polícia deteve três pessoas para interrogatório.

Os disparos ocorreram no estacionamento do Club Blu à 0h30 local (1h30 de Brasília), e a polícia encontrou "diversas vítimas de ferimentos a bala", informou em comunicado o Departamento de Polícia de Fort Myers. Segundo o capitão da polícia Jim Mulligan, citado pela agência Associated Press, o ato não foi terrorismo.

Sean Archilles, de 14 anos, e Stefan Strawder, de 18, foram os jovens mortos no tiroteio. "Ele adorava fazer as pessoas rirem, era um garoto engraçado, sempre fazendo piadas", disse o pai de Sean, Jean Archilles, que afirmou não desejar mal ao atirador.

"Quando ele deitar na cama, como vai se sentir sobre o que fez? Um garoto de 14 anos! Ele está pensando em sua família, nos amigos dele? Porque todos têm família e amigos. Ele se sente bem com isso?,", questionou o pai à AP.

Dos 17 feridos, que têm entre 12 e 27 anos, três permanecem hospitalizados.

Testemunhas contaram que as pessoas se dispersaram quando o ataque começou, pouco depois da meia-noite, se abaixando e correndo para trás de um edifício residencial próximo. Segundo elas, algumas vítimas têm apenas 13 anos.

"Foi um evento para adolescentes. Havia crianças. O garoto que eu estava segurando no colo tinha 14 anos e foi baleado", contou Tatian Nouhaioi, um morador, à ABC News. "Havia uma menina que levou um tiro e que tinha 13 anos. Uma das filhas do guarda foi baleada. Havia crianças de 13, 14, 15, 16 anos", disse.

A boate Club Blu informou que o tiroteio começou quando a "Swimsuit Glow Party" estava terminando e os pais chegavam para pegar seus filhos, e acrescentou que havia segurança armada dentro e fora do local.

"Lamentamos profundamente por todos os envolvidos", disse a boate em um comunicado. "Nós tentamos dar aos adolescentes o que pensávamos ser um lugar seguro para eles se divertirem", acrescentou.

Imagens do local do crime transmitidas pela televisão mostraram um dos feridos sendo levado a uma ambulância, enquanto a polícia realizava buscas por evidências, marcando os lugares onde as cápsulas das balas foram encontradas. A área foi declarada segura, mas muitas ruas foram bloqueadas.

A polícia informou em um comunicado que "a cena do crime ainda é muito ativa, com investigadores e equipes forenses tentando determinar o que aconteceu". 

Tiroteio ocorre 6 semanas após massacre de Orlando

Este tiroteio ocorreu apenas seis semanas após um ataque de um atirador contra uma boate gay em Orlando, também na Flórida, que deixou 49 mortos, o pior massacre em solo americano desde os atentados de 11 de Setembro de 2001.

A polícia matou o atirador, Omar Mateen, um americano de origem afegã de 29 anos, após três horas. (Com agências internacionais)