Topo

Brasileiros dormem em aeroporto dos EUA à espera de voo; aérea "culpa" alta ocupação

Brasileiros passam a noite no saguão do aeroporto de Miami (EUA) - Arquivo Pessoal/Renato Batista Faria Júnior - Arquivo Pessoal/Renato Batista Faria Júnior
Brasileiros passaram a noite no saguão do aeroporto de Miami (EUA)
Imagem: Arquivo Pessoal/Renato Batista Faria Júnior

Guilherme Azevedo

Do UOL, em São Paulo

03/08/2016 14h56

Um grupo de turistas brasileiros está retido no aeroporto internacional de Miami (EUA) desde a noite de terça-feira (2) por causa do cancelamento de voo da companhia aérea American Airlines com destino a Brasília (DF).

O cancelamento do voo AA 213 com destino a Brasília aconteceu, segundo a companhia aérea norte-americana, "por necessidade de reprogramação da escala de tripulação". Na nota divulgada nesta quarta-feira (3), a American Airlines diz que "tem encontrado dificuldade para reacomodar passageiros que perderam voos para o Brasil devido à alta ocupação dos voos para o país". 

A American afirma também que "está trabalhando com equipes de toda a companhia para realocar os passageiros afetados e/ou utilizar aviões maiores, quando possível". E assegurou que "todos os passageiros estão recebendo assistência".

Segundo um dos brasileiros que está em Miami, Renato Batista Faria Júnior, 20, que mora em Vitória (ES), o grupo teve de passar a madrugada desta quarta-feira no saguão do aeroporto, sem direito a alimentação nem a abrigo no hotel.

A American Airlines teria providenciado aos passageiros apenas travesseiros e edredons. Não haveria vagas no hotel local, porque estariam sendo ocupadas por outros brasileiros que tiveram voos cancelados antes. Seriam ao menos três voos cancelados, número não confirmado oficialmente.

O estudante, que viaja a turismo junto com a família (pai, madrasta e irmã), disse ao UOL que ainda não havia previsão de quando poderiam voltar ao Brasil, porque todos os voos estariam lotados devido aos Jogos Olímpicos do Rio e ao fim das férias escolares no Brasil.

A chance agora é de remanejamento para voo desta quarta-feira com destino ao Rio, segundo Renato. Depois disso só haveria voo no sábado (6).

Renato e família vieram de Orlando para Miami de avião e embarcariam no voo AA 213 às 21h55 locais, com destino a Brasília. O estudante conta que o voo foi primeiro adiado para as 2h desta quarta, quando finalmente o cancelaram. Os brasileiros, segundo Renato, ficaram numa fila que dava volta nas instalações locais, a fim de remarcar a passagem, das 2h às 5h, mas sem sucesso.

-- Leia a íntegra da nota da American Airlines sobre o voo que seguiria para Brasília:

"A American Airlines informa que o voo AA 213, de 2 de agosto, do Aeroporto Internacional de Miami (MIA) para o Aeroporto Internacional de Brasília foi cancelado por necessidade de reprogramação da escala de tripulação. A companhia tem encontrado dificuldade para reacomodar passageiros que perderam voos para o Brasil devido a alta ocupação dos voos para o país. A American está trabalhando com equipes de toda a companhia para realocar os passageiros afetados e/ou utilizar aviões maiores, quando possível. Todos os passageiros estão recebendo assistência. A companhia lamenta o inconveniente".

Adolescentes mineiros voltam ao Brasil

Na mesma noite de terça-feira (2), um outro grupo de brasileiros, formado por adolescentes de Belo Horizonte (MG), conseguiu embarcar de volta ao Brasil.

O grupo estava retido no aeroporto de Miami desde o último sábado (30), quando deveria ter retornado ao Brasil, excursionava pelos parques da Disney, na Flórida, e também pela cidade de Nova York. Os pais dos jovens utilizaram as redes sociais para pedir providências e reclamar.

Segundo a American Airlines, o grupo mineiro teria perdido voo por causa do mau tempo, quando vinha de Nova York para Miami. E depois não conseguiu vaga em outras aeronaves devido à alta procura por viagens para o Brasil, ainda de acordo com a American Airlines, que transportaria o grupo.

De acordo com a companhia, os jovens deixaram Miami no voo AA 905, com destino ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro e conexão para o aeroporto internacional de Confins (MG).

-- Leia a íntegra da nota da companhia sobre o voo que seguiria para Belo Horizonte:

"A American Airlines informa que o voo AA 1366, de 30 de julho, do Aeroporto de LaGuardia, em Nova York, e com destino ao Aeroporto Internacional de Miami, foi atrasado devido ao mau tempo. Os passageiros que tinham conexões em Miami para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF) foram reacomodados no voo AA 905, de ontem [terça-feira], com destino ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e conexão para CNF [Confins]. Todos os passageiros estão recebendo assistência. A American ressalta que todos os voos para o Brasil estão operando com total capacidade e lamenta o inconveniente".