Topo

Hillary lidera pesquisas em Estados-chave para a disputa nos EUA

Scott Audette (L)/Javier Galeano (R)/Reuters
Imagem: Scott Audette (L)/Javier Galeano (R)/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/08/2016 19h51

A candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, lidera as pesquisas em alguns dos Estados considerados cruciais para a vitória em novembro, Em dois destes Estados, Hillary aparece com até dois dígitos de diferença em relação ao candidato republicano, Donald Trump.

Vitórias nestes Estados são importantes, já que eles não têm tradição democrata ou republicana e mudam de preferência partidária a cada eleição. As pesquisas nestas regiões são acompanhadas com atenção para tentar definir sinais de tendência de voto na eleição presidencial.

A sondagem publicada nesta sexta-feira (12), encomendada pelo canal de TV NBC e pelo jornal "Wall Street Journal", mostra que Hillary abriu 13 pontos de vantagem na Virgínia. A ex-secretária de Estado tem 46% das intenções de voto contra 33% do magnata republicano. No Colorado, a democrata tem 14 pontos de diferença para o rival. Hillary tem 46% contra 32% de Trump. Obama venceu nos dois Estados em suas duas vitórias em eleições presidenciais.

Na Flórida, onde Obama também venceu suas duas últimas eleições, Hillary aparece com 5 pontos de vantagem entre eleitores registrados, 44% contra 39%. A candidata, entretanto, manteve o mesmo índice de julho, enquanto Trump tinha 37% das intenções de voto.

Na Carolina do Norte, onde Obama perdeu em 2012, a ex-secretária de Estado ampliou sua vantagem em relação aos números da última pesquisa. Hillary está 9 pontos à frente, com 48% ante 39% de Trump. Em julho, ela aparecia com 44% contra 38% de Trump.

De comum, só a faixa etária; veja diferenças entre Hillary e Trump

AFP

As pesquisas foram realizadas entre 4 e 10 de agosto, e sugerem que o impulso que Hillary ganhou após a Convenção Democrata foi mantido mais de uma semana depois do evento de grande exposição nacional. A margem de erro é de 3.3 pontos percentuais na Virgínia, Florida e no Colorado, e de 3.2 pontos percentuais na Carolina do Norte.

Em pesquisa divulgada no começo da semana, Hillary também lidera em Iowa (41%-37%), Pensilvânia (48%-37%) e Ohio (43%-38%).

 

Conheça algumas curiosidades sobre as eleições americanas

UOL Notícias