Topo

Suspeito de atentados nos EUA é denunciado por tentativa de assassinato

Ahmad Khan Rahawi - FBI via Reuters
Ahmad Khan Rahawi Imagem: FBI via Reuters

Do UOl, em São Paulo

19/09/2016 21h33

O suspeito de ser o autor dos atentados com bomba em Nova York e Nova Jersey foi denunciado na noite desta segunda-feira (20) por tentativa de assassinato de policiais, segundo a imprensa americana.

Segundo a imprensa americana, a denúncia por tentativa de assassinato e posse de arma de fogo não está diretamente ligada aos atentados, mas ao confronto que Ahmad Khan Rahawi teve com a polícia em Linden, Nova Jersey, antes de ser detido. Dois policiais ficaram feridos neste confronto, do mesmo modo que Rahami, levado a um hospital e submetido a cirurgia, segundo as autoridades em Linden.

Segundo veículos de comunicação locais, a fiança imposta para Rahami foi de US$ 5,2 milhões.

As autoridades acreditam que o homem de 28 anos é quem aparece nas gravações captadas por várias câmeras de segurança tanto na rua 23 de Manhattan, no bairro de Chelsea, onde no sábado explodiu uma bomba que deixou 29 feridos, como na rua 27, onde pouco depois foi localizado outro artefato que não chegou a detonar.

Rahami foi identificado a partir de uma impressão digital e graças a um telefone celular aderido à panela de pressão com explosivos encontrada na rua 27, e agora os investigadores querem saber se o homem atuou sozinho e se por trás houve motivações políticas ou religiosas.

Horas antes de sua detenção, a polícia encontrou perto da estação de trens de Elizabeth (Nova Jersey) uma mochila com cinco bombas de fabricação caseira, uma das quais chegou a explodir de forma acidental enquanto um robô da brigada de explosivos a estava manipulando para efetuar sua deflagração.

Rahami nasceu no Afeganistão em 1988 e com 12 anos se transferiu com sua família para viver em Nova Jersey, onde anos depois obteve a cidadania americana, segundo fontes de inteligência citadas por diferentes veículos de comunicação, que acrescentaram que nos últimos anos viajou em várias ocasiões para Paquistão e Afeganistão. (Com Efe e AFP)

 

Câmera de segurança flagra momento da explosão

UOL Notícias