Topo

Em debate tenso, Hillary e Trump trocam acusações sobre influência de Putin em pleito

Analistas avaliam o último debate entre Hillary e Trump

Band News

Do UOL, em São Paulo

20/10/2016 00h07

Em um dos momentos mais tensos do terceiro e último debate entre os candidatos democrata e republicano à Presidência dos EUA nesta quarta-feira (19) na Universidade de Nevada em Las Vegas, Hillary Clinton e Donald Trump trocaram acusações relacionadas à suposta influência do presidente russo, Vladimir Putin, no pleito americano.

O moderador Chris Wallace, da Fox News, citou trecho de um dos documentos privados de Hillary, vazados recentemente pelo WikiLeaks, de Julian Assange.

Segundo Wallace, em um discurso em a um banco brasileiro -- para o qual teria sido paga US$ 225 mil -- Hillary disse que “meu sonho é um Hemisfério com mercado comum com comércios e fronteiras abertas”.

"Quando falei sobre fronteiras abertas, estava falando sobre energia. Nós comercializamos mais energia com nossos vizinhos do que com o resto do mundo combinado", explicou Hillary, sobre sua frase no discurso.

Mas ela continuou: "O que é realmente importante sobre o WikiLeaks é que o governo russo tenha se envolvido em espionagem contra os americanos. Isso veio dos níveis mais altos do próprio Putin para influenciar esta eleição".

19.out.2016 - O ex-presidente Bill Clinton e a sua filha Chelsea chegam para o terceiro debate presidencial em Las Vegas (Nevada) - Patrick Semansky/AP - Patrick Semansky/AP
O ex-presidente Bill Clinton e a sua filha Chelsea chegam para o debate
Imagem: Patrick Semansky/AP

"Não sou eu que estou dizendo. São 17 oficiais de inteligência, civis e militares", finalizou.

"Você não sabe de nada. Ela não gosta do Putin porque Putin a enganou em cada passo do caminho dela. Enganou ela e o presidente dela", rebateu Trump.

O moderador interferiu, questionando Trump: "Você condena qualquer interferência por parte da Rússia?"

"Claro que sim! Da Rússia ou qualquer outro país", respondeu. "Eu não conheço Putin. Ele disse coisas boas sobre mim. Se nós nos dermos bem, será ótimo."

19.out.2016 - Melania (dir), Tiffany (centro) e Ivanka Trump (esq) chegam momentos antes do início do terceiro debate presidencial americano, em Las Vegas (Nevada) - Carlos Barria/Reuters - Carlos Barria/Reuters
Melania (dir), Tiffany (centro) e Ivanka Trump (esq) chegam momentos antes do início do terceiro debate presidencial
Imagem: Carlos Barria/Reuters

"Está muito claro que Putin gostaria de ver um fantoche na Casa Branca como presidente”, rebateu Hillary.

“Nenhum fantoche. Você é um fantoche”, disse Trump.

"Enquanto eu estava na sala de situação durante a captura de Osama bin Laden, ele estava apresentando o Aprendiz", finalizou a democrata.