Topo

Terremoto seguido de tsunami deixa ao menos dois mortos na Nova Zelândia

Terremoto de magnitude 7,8 registrado na Nova Zelândia - USGS - USGS
Tremor foi registrado a cerca de 90 quilômetros ao nordeste da cidade de Christchurch
Imagem: USGS

Do UOL, em São Paulo

13/11/2016 09h43Atualizada em 13/11/2016 17h09

Ao menos duas pessoas morreram em decorrência de um forte terremoto que atingiu a Nova Zelândia às 23h no horário local (9h em Brasília) deste domingo (13). Com magnitude 7,8, o tremor foi registrado a cerca de 90 quilômetros ao nordeste da cidade de Christchurch, na ilha sul do país. O terremoto foi seguido por várias réplicas, danificando construções em diversas cidades, e gerou um tsunami com ondas de dois metros de altura, que atingiram a costa leste da ilha sul. 

As mortes foram confirmadas pelo primeiro-ministro do país, John Key. "Não temos nenhuma indicação neste momento para acreditar que a situação vai piorar, mas não podemos descartar isso", afirmou Key. Segundo ele, detalhes das mortes ainda estavam sendo confirmados.

Milhares de pessoas deixaram suas casas na costa leste do país em direção a áreas mais altas, após a Defesa Civil da Nova Zelândia emitir um alerta de tsunami, com possibilidade de ondas destrutivas.

Pedaços de prédio desabam na calçada em Wellington, capital da Nova Zelândia - Marty Melville/AFP - Marty Melville/AFP
Pedaços de prédio desabaram na calçada em Wellington, na Nova Zelândia
Imagem: Marty Melville/AFP

Helicópteros com equipes de resgate estão sendo enviados para perto do epicentro do terremoto. "Estamos começando a ter relatos de feridos na área do terremoto, incluindo as regiões de Culverden e Kaikoura", disse Dion Rosario, da equipe de monitoramento de incidentes. "No entanto, nesta fase, não temos detalhes."

A polícia disse que investigava relatos de um edifício desmoronado na cidade turística costeira de Kaikoura. Houve danos em prédios e casas e queda do fornecimento de energia e do serviço telefônico em várias áreas.  

Fissura aberta em estrada que leva a Christchurch - Joe Morgan/AP - Joe Morgan/AP
Fissura aberta em estrada que leva a Christchurch, próximo ao epicentro
Imagem: Joe Morgan/AP

O serviço de monitoramento de terremotos do governo disse que os tremores provocaram alta de até um metro nas ondas em algumas localidades da ilha sul. "É razoavelmente significativo, as pessoas devem levar isso a sério", disse Anna Kaiser, sismóloga do órgão.  

Simon Morton, morador da capital Wellington (na ilha norte), conta que evacuou sua casa depois de perceber o nível do mar subindo. Outras pessoas se juntaram a ele em busca de locais mais altos. Contudo, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico diz que, com base nos dados disponíveis, "não é esperado um tsunami destrutivo no Pacífico".

Pessoas foram evacuadas de prédios na Dixon Street - Ross Setford/AP - Ross Setford/AP
Pessoas deixaram prédios na Dixon Street, em Wellington, capital da Nova Zelândia
Imagem: Ross Setford/AP

O terremoto levou milhares de pessoas para as ruas de Wellington. Há relatos de que casas desabaram na pequena vila rural de Cheviot, próxima ao epicentro. Segundo o serviço de ambulâncias, não houve chamados para atendimento de feridos. 

O órgão do governo responsável por emitir informações sobre riscos geológicos apontou que o tremor foi sentido em todo o país. "Espero que estejam todos em segurança após o terremoto desta noite", disse o primeiro-ministro do país, John Key, em breve mensagem no Twitter.

Alerta de tsunami em estrada de Wellington, capital da Nova Zelândia - Marty Melville/AFP - Marty Melville/AFP
Alerta de tsunami em estrada de Wellington, capital neozelandesa
Imagem: Marty Melville/AFP

Christchurch, a maior cidade da ilha sul do país, sofreu outro forte terremoto em fevereiro de 2011, quando 185 pessoas morreram.

"A casa inteira sacudiu como se fosse uma cobra, alguns objetos espatifaram-se no chão e a eletricidade foi cortada", disse uma moradora de Takaka, em South Island, em entrevista a uma rádio local.

Tamsin Edensor, moradora de Christchurch e mãe de dois filhos, disse à agência de notícias Associated France Press que o tremor durou um "longo tempo". "Estávamos dormindo e acordamos com a casa tremendo", disse.

Árvore de Natal caída em loja de Wellington -  Ross Setford/AP -  Ross Setford/AP
Árvore de Natal caída em loja de Wellington, capital da Nova Zelândia, após tremor
Imagem: Ross Setford/AP

Edensor contou que não havia sinais de danos em sua rua e que a energia não havia sido cortada. "Estamos sentido réplicas [do terremoto] no momento. Vamos estocar suprimentos e água por garantia."

"A casa inteira sacudiu como se fosse uma cobra, alguns objetos espatifaram-se no chão e a eletricidade foi cortada", disse uma moradora de Takaka, também na ilha sul, em entrevista a uma rádio local. (Com agências internacionais)