Topo

Menino é retirado de escombros de edifício em Aleppo, na Síria

Do UOL, em São Paulo

19/11/2016 19h29

Imagens registradas pelos Capacetes Brancos, socorristas voluntários que atuam como a Defesa Civil síria, flagraram o resgate de um menino dos escombros de um prédio em Aleppo, palco da recente ofensiva aérea do governo contra os opositores.

O vídeo foi publicado nas redes sociais na sexta-feira (18). Gravado durante a noite, ele mostra o grupo trabalhando para salvar a criança, retirada com vida e levada rapidamente para uma ambulância.

Este sábado foi o quinto dia consecutivo de bombardeios aéreos do regime sírio contra os bairros rebeldes de Aleppo, que destruíram um dos últimos hospitais da região e obrigaram as escolas a permanecer com as portas fechadas.

A ONU se declarou "horrorizada" com a espiral de violência na Síria e pediu para ter acesso imediatamente a Aleppo.

Os Capacetes Brancos publicaram neste sábado alguns vídeos e fotografias que demonstram a violência dos bombardeios. "É um dia catastrófico em Aleppo, cercada com um bombardeio sem precedentes com todo tipo de armas", escreveram os Capacetes Brancos.

As tropas de Assad, que dominam os bairros da zona oeste da cidade, desejam reconquistar a qualquer custo a parte leste de Aleppo, dominada pelos rebeldes desde 2012.

A cidade, que já foi a capital econômica do país, virou a principal frente de batalha de um conflito que provocou mais de 300.000 mortes desde 2011. (Com agências internacionais)