Topo

Ao menos 120 morrem em descarrilamento de trem no norte da Índia

Do UOL, em São Paulo

20/11/2016 11h22Atualizada em 20/11/2016 18h56

Um descarrilamento de 14 vagões de um trem próximo à cidade de Pukhrayan, no Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, ocorrido na madrugada deste domingo (20), deixou ao menos 120 mortos e mais de 200 feridos. Os vagões do trem expresso Patna-Indore saíram da linha férrea por volta das 3h (às 19h30 do sábado, no horário de Brasília), quando muitos passageiros dormiam.

A informação do número de vítimas fatais foi emitida por Kaushal Raj Sharma, uma autoridade do distrito de Kanpur Nagar. Já a quantidade de feridos foi informada pelo diretor geral da polícia do Estado de Uttar Pradesh, Daljeet Chaudhary.

Número pode aumentar

O número de mortes, contudo, pode aumentar já que muitos dos mortos ficaram totalmente desfigurados ao serem esmagados pelos vagões que descarrilaram. De acordo com um porta-voz da Rede de Ferrovias Indiana, R.D. Bajpayee, "as causas do incidente ainda não foram determinadas".

Entre as mais de duas centenas de feridos, segundo Chaudhary, 72 estão em estado crítico. O chefe de polícia local afirmou que áreas tiveram que ser isoladas "para que as pessoas não atrapalhassem os esforços de busca e socorro".

Unidades médicas móveis foram enviadas ao local do acidente e mantimentos estão sendo distribuídos aos sobreviventes que ficaram ilesos ou sofreram ferimentos leves, segundo o ministro de Ferrovias da Índia, Suresh Prabhu.

"As ações legais mais contundentes serão tomadas contra os responsáveis pelo acidente", disse Prabhu, em sua conta no Twitter. O ministro afirmou, ainda, que outro trem foi enviado para a região do descarrilamento para que os passageiros que sobreviveram possam seguir viagem.

Acidentes

A rede ferroviária indiana é a quarta maior do mundo, com 65 mil quilômetros de trilhos, atrás apenas de Estados Unidos, Rússia e China. Mais de 12,5 mil trens transportam diariamente 23 milhões de passageiros por todo o país.

Segundo o último relatório divulgado pelo Escritório Nacional de Registro de Crimes da Índia, em 2014 foram registrados 28.360 acidentes relacionados com a rede ferroviária, nos quais morreram 25.006 pessoas. O acidente de trem mais grave na Índia aconteceu em 1981, quando um trem caiu em um rio e matou 800 pessoas.

(Com Agências de Notícias)