Topo

Em ligação com Temer, Trump lamenta tragédia da Chapecoense, diz Planalto

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 13h15

O Palácio do Planalto divulgou uma nota afirmando que o presidente Michel Temer ligou para Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, na manhã desta terça-feira (13). De acordo com o comunicado, Trump "apresentou condolências pelo acidente com o avião da Chapecoense e cumprimentou Temer pelas reformas e medidas para promover o crescimento do Brasil".

Ainda segundo o Planalto, os dois presidentes concordaram em lançar uma agenda Brasil-Estados Unidos para o crescimento. A elaboração da mesma começará em fevereiro entre as equipes dos dois países.

Foi a primeira conversa de Temer com Trump desde que o empresário de Nova York foi eleito para a Casa Branca no mês passado. Na ocasião, o presidente brasileiro enviou um telegrama parabenizando Trump, diferentemente de outros líderes latino-americanos, que telefonaram ao republicano.

A cerimônia de posse de Trump na Casa Branca está marcada para 20 de janeiro, na data conhecida no país como "Dia da Inauguração".

Veja na íntegra a nota do Palácio do Planalto:

O presidente Michel Temer ligou hoje, no fim da manhã, para o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa foi bastante amigável e positiva.

O presidente Temer cumprimentou novamente Trump pela vitória nas eleições.  O presidente eleito Trump apresentou condolências pelo acidente com o avião da Chapecoense e cumprimentou Temer pelas reformas e medidas para promover o crescimento do Brasil.

Os dois presidentes concordaram que as relações Brasil- EUA estão boas, mas ficarão ainda melhores.

Temer e Trump concordaram em lançar, imediatamente após a posse do novo presidente americano, uma agenda Brasil-EUA para o crescimento. Combinaram que as equipes se reunirão a partir de fevereiro para elaborar essa agenda.

Temer afirmou que os empresários dos dois países se conhecem bem e querem fazer mais negócios. Enfatizou o interesse brasileiro em ter mais investimentos dos EUA e disse que os brasileiros continuarão a investir nos EUA.

Vitória em Estados-chave fez de Trump o 45º presidente dos EUA

AFP