Topo

Papa Francisco comemora 80 anos com moradores de rua e recebe 70 mil e-mails

Papa Francisco (dir) toma café da manhã com moradores de rua no dia de seu aniversário de 80 anos - L"Osservatore Romano via AP
Papa Francisco (dir) toma café da manhã com moradores de rua no dia de seu aniversário de 80 anos Imagem: L'Osservatore Romano via AP

Do UOL, em São Paulo

17/12/2016 17h45

O papa Francisco celebrou neste sábado (17) o aniversário de 80 anos com oito moradores de rua durante o café da manhã.

Segundo o Vaticano, Francisco conversou com cada um dos convidados: quatro italianos, dois romenos, um moldávio e um peruano.

O papa também recebeu cerca de 70 mil mensagens de felicitações por e-mail, além de telefonemas e cartas de líderes políticos e religiosos. Foram criados endereços de e-mail especialmente para a ocasião em oito idiomas. Em português o endereço é PapaFrancisco80@vatican.va.

Após o café da manhã, em sua missa, papa Francisco pediu uma velhice tranquila, fecunda e feliz, sem demonstrar a tendência de moderar seu pontificado reformista.

 

"Há alguns dias me vem à mente uma palavra que parece feia: velhice. Ao menos assusta (...). A velhice é sede de sabedoria", afirmou o papa ao final da missa diante de quase 60 cardeais em uma capela dos palácios pontificais.

"Rezem para que a minha seja assim: tranquila religiosa, fecunda. E também alegre, obrigado", pediu.

O papa concluiu a homilia acrescentando que, em qualquer caso, um "pouco de sentido de humor ajuda a seguir adiante".

Apesar de no Vaticano ser mais frequente celebrar as onomásticas do que os aniversários, Francisco recebeu nesses dias várias mostras de carinho, como na última quarta-feira, quando os fiéis da audiência-geral lhe desejaram um feliz aniversário.

Francisco brincou, ao responder que em seu país, na Argentina, parabenizar alguém antes do tempo dá azar.