Topo

Fotógrafo que flagrou imagem de russo com atirador achou que era "teatro"

Na imagem, embaixador russo aparece em primeiro plano e assassino logo atrás, à esquerda - Burhan Ozbilici/ AP
Na imagem, embaixador russo aparece em primeiro plano e assassino logo atrás, à esquerda Imagem: Burhan Ozbilici/ AP

Do UOL, em São Paulo

19/12/2016 23h02

O fotógrafo da agência de notícias AP Burhan Ozbilici, que tirou algumas das principais imagens do assassinato do embaixador russo Andrei Karlov por um policial turco nesta segunda (19), disse ter achado inicialmente que a cena não passava de um "teatro". O atentado ocorreu no meio do discurso do diplomata em um púlpito.

Ozbilici estava cobrindo o evento na galeria de arte com obras que expunham como a Rússia era vista por turcos, mostra patrocinada pela embaixada. O fotógrafo relatou que o evento ocorria normalmente até uma movimentação estranha atrás do russo - o próprio fotógrafo tirou uma imagem impactante do embaixador com o assassino atrás, como visto abaixo, ao fim do texto.

"Quando um homem no palco sacou uma arma, achei que era um ato teatral", escreveu o fotógrafo em um blog da agência. "Mas não era nada disso", relatou.

Imagens fortes: vídeo mostra morte de embaixador russo na Turquia

UOL Notícias

O fotojornalista contou que momentos depois o embaixador estava esparramado no chão e o atirador agitava a arma em direção ao restante das pessoas presentes na galeria de arte. Outra imagem do fotógrafo mostra o desespero das pessoas enquanto o assassino gritava palavras de ordem - outras três pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

"Os convidados correram para se proteger atrás de colunas e embaixo de mesas. Eu me arrumei o suficiente para tirar outras fotos", relatou.

Pessoas tentam se proteger durante ataque a embaixador russo na Turquia - Burhan Ozbilici/AP - Burhan Ozbilici/AP
Pessoas tentam se proteger durante ataque a embaixador russo na Turquia
Imagem: Burhan Ozbilici/AP

Burhan Ozbilici ainda ofereceu mais detalhes da execução do embaixador russo. "O assassino atirou no embaixador pelo menos mais uma vez, em uma distância curta, e quebrou algumas das fotos enquadradas na parede. Ao todo, foram pelo menos oito tiros", descreveu.

O atirador foi morto no local por forças de segurança após 15 minutos de tiroteio. Ele foi identificado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia como Mevlut Mert Altintas. O atirador tinha 22 anos e trabalhava para uma tropa de choque da polícia de Ancara nos últimos dois anos e meio.

19.dez.2016 - Embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, falava na galeria de arte momentos antes de ser alvejado por tiros pelas costas. O atirador é visto no fundo à esquerda - AP/Burhan Ozbilici - AP/Burhan Ozbilici
Embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, falava na galeria de arte momentos antes de ser alvejado por tiros pelas costas. O atirador é visto no fundo à esquerda
Imagem: AP/Burhan Ozbilici

De acordo com o jornal norte-americano Washington Post, o atirador gritou frases em defesa da Síria. "Não esqueçam de Aleppo! Não esqueçam da Síria! Vocês não ficarão seguros até que nossas cidades tenham segurança. Somente a morte pode me levar daqui. Nós somos aqueles que prometeram fidelidade a Maomé para fazer a jihad (guerra santa)".