Topo

Turquia intensifica busca por autor de massacre em boate

Foto divulgada pela polícia da Turquia e pela agência de notícias Dogan mostra o homem suspeito de ser o atirador da boate Reina, em Istambul - Dogan News Agency/Reuters
Foto divulgada pela polícia da Turquia e pela agência de notícias Dogan mostra o homem suspeito de ser o atirador da boate Reina, em Istambul Imagem: Dogan News Agency/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/01/2017 21h00

A polícia da Turquia está realizando nesta segunda-feira uma grande operação em vários pontos de Istambul na busca pelo suposto terrorista que atacou na noite de Ano-Novo a boate Reina, onde morreram 39 pessoas. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.

O vice-premiê turco, Numan Kurtulmus, disse que as autoridades têm as digitais e uma descrição básica do suspeito pelo ataque, prometendo sua rápida identificação.

Durante a segunda-feira, 12 pessoas foram detidas em relação com as investigações. 

"As informações sobre as impressões digitais e a aparência básica do terrorista foram encontradas. E no processo depois disso, será realizado um trabalho para identificá-lo rapidamente", disse  Kurtulmus em entrevista coletiva.

O vice-premiê disse que ficou claro que a incursão militar da Turquia na Síria, lançada em agosto, irritou "grupos terroristas" e aqueles por trás deles, mas disse que a ofensiva continuará até que todas as ameaças à Turquia sejam removidas.

A Turquia enviou tanques e forças especiais para a Síria há pouco mais de quatro meses para expulsar os militantes islâmicos da fronteira e impedir que os combatentes da milícia curda tomassem terreno em seu rastro.

Kurtulmus também disse que o ataque de domingo tem diferenças significativas em relação a ataques anteriores na Turquia, e que foi levado a cabo para criar divisões dentro da sociedade turca.

Câmaras flagram homem atirando dentro de boate em Istambul

UOL Notícias

A principal ação foi uma batida em uma casa no bairro de Zeytinburnu, onde um homem saltou de uma janela para a rua e acabou sendo detido.

Segundo informou o site do jornal "Cumhuriyet", este homem não é o suposto terrorista, mas os agentes prosseguiam com a busca nesse mesmo bairro.

A operação policial incluiu o uso de helicópteros, enquanto várias ruas de Istambul foram fechadas ao trânsito.

Vários sites de jornais turcos publicaram hoje fotos do suposto terrorista, inclusive uma imagem que parece ser uma "selfie" de um homem que poderia ser o procurado.

A polícia procura desde a madrugada de domingo o suspeito que atacou com um fuzil automático a boate Reina, onde assassinou 39 pessoas e feriu outras 69.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje o atentado contra a boate, uma das mais famosas de Istambul.

A polícia turca suspeita que o suposto atirador seja um homem da Ásia, da região chinesa de Sinkiang (de maioria muçulmana), do Uzbequistão ou do Quirguistão.