Topo

Morre a orca que matou treinadora no SeaWorld

A orca Tilikum pula durante um show do SeaWorld, parque da Flórida, nos Estados Unidos, em setembro de 2009 - Mathieu Belanger/Reuters
A orca Tilikum pula durante um show do SeaWorld, parque da Flórida, nos Estados Unidos, em setembro de 2009 Imagem: Mathieu Belanger/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/01/2017 14h13

Tilikum, a orca do SeaWorld envolvida na morte de três pessoas, morreu nesta sexta-feira (6), informou o parque aquático da Flórida, nos EUA.

"Tilikum morreu nesta manhã, 6 de janeiro, cercado pelos treinadores, equipe de tratamento e veterinários que providenciaram cuidados de nível mundial sem parar", diz uma nota divulgada no site do SeaWorld.

Em 24 de fevereiro de 2010, os espectadores viram quando Tilikum mordeu a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, e a afogou num tanque do parque SeaWorld em Orlando, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

Este episódio foi examinado em 2013 pelo documentário "Blackfish", que denunciou os estragos sofridos pelas orcas em cativeiro que vivem em tanques pequenos e foi um golpe para o SeaWorld, que viu cair o número de visitantes desde então.

Tilikum, uma orca macho, tinha sido ligada no passado à morte de duas pessoas: um treinador, em 1991, e um homem que caiu em sua piscina em 1999.

Em março do ano passado, o SeaWorld divulgou um comunicado afirmando que o animal estava doente. O grande mamífero aquático tinha uma infecção bacteriana nos pulmões que se mostrou resistente aos tratamentos, segundo o parque aquático.

SeaWorld disse acreditar que Tilikum tenha 35 anos, de modo que estaria no crepúsculo da vida. A orca chegou ao parque há 24 anos e tornou-se uma das suas principais atrações.