Topo

Ex-presidente George H.W. Bush e mulher são hospitalizados nos EUA

Em foto de 25 de fevereiro de 2016, o ex-presidente George H.W.Bush e sua mulher, Barbara, participam de debate presidencial em Houston (Texas) - David J. Phillip/AP
Em foto de 25 de fevereiro de 2016, o ex-presidente George H.W.Bush e sua mulher, Barbara, participam de debate presidencial em Houston (Texas) Imagem: David J. Phillip/AP

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 17h16

O ex-presidente americano George H.W. Bush e sua mulher, Barbara Bush, foram hospitalizados nesta quarta-feira (18) em Houston, no Texas, informou o porta-voz do casal, Jim McGrath, em uma nota. 

O ex-presidente, 92, sofre de "um problema respiratório agudo decorrente de uma pneumonia". Um procedimento foi realizado para desobstruir suas vias aéreas. 

Barbara Bush, 91, foi admitida no hospital com tosse e sintomas de fadiga.

Ambos estão internados no Houston Methodist Hospital, sendo que o ex-presidente está na unidade de tratamento intensivo, informa a nota.

Bush, o mais velho dos quatro ex-presidentes dos Estados Unidos ainda vivos, que serviu no cargo de 1989 a 1993, se locomove em uma cadeira de rodas e pareceu frágil nas recentes aparições públicas.

Em 10 de janeiro "Bush Pai" escreveu uma carta ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para dizer que "meus médicos dizem que se eu sair de casa em janeiro isso provavelmente me colocará sete palmos debaixo da terra", em referência à cerimônia de posse, no próximo dia 20.

"A mesma coisa para Barbara. Então estamos presos no Texas", disse, acrescentando que "estaremos com você e o país em espírito".

Bush e a ex-primeira-dama de 91 anos completaram 72 anos de casamento no dia 6 de janeiro. Bush é o patriarca de uma das dinastias políticas mais proeminentes dos Estados Unidos e é pai do também ex-presidente americano George W. Bush (2001-2009) e do ex-governador da Flórida Jeb Bush, que era candidato republicano nas primárias presidenciais do país.

Em julho de 2015, o 41º presidente foi tratado em um hospital do Maine após ter caído e quebrado um osso no pescoço. Em dezembro de 2014, ele foi internado no Houston Methodist Hospital por problemas respiratórios.

Bush também foi tratado no mesmo local em novembro de 2012 por uma bronquite, permanecendo quase dois meses no hospital. (Com agências internacionais)