Topo

Ex-militar presa nos EUA agradece a Obama por indulto

Arquivo/Exército dos EUA
Imagem: Arquivo/Exército dos EUA

Do UOL, em São Paulo

19/01/2017 16h08

Dois dias depois de ter recebido do presidente Barack Obama a comutação de sua pena, a ex-militar Chelsea Manning, militar transgênero condenada por vazamento de informações ao site WikiLeaks, escreveu em sua conta no Twitter um agradecimento a Barack Obama. 

"Obrigada @BarackObama por me dar uma chance", escreveu.

Chelsea, então conhecida como Bradley Manning, foi presa em 2013 por ter enviado milhares de documentos secretos ao WikiLeaks.

Com a redução de sua pena, Chelsea será libertação em maio. 

Na prisão, ela tentou suicídio duas vezes e já havia um pedido para a comutação de sua pena e sua saída do presídio militar em que estava.  Ela passou pelo processo de mudança de sexo no presídio.

Em sua última coletiva de imprensa, na última quarta-feira (18), Obama justificou a decisão afirmando que a pena de Manning havia sido desproporcional.

"Considero que ela foi a julgamento, se submeteu a um processo, assumiu a responsabilidade pelo seu crime, e a sentença que recebeu foi muito desproporcional em relação a outras pessoas que vazaram informações. E ela já tinha cumprido uma quantidade significativa de tempo, então fazia sentido comutar e não perdoar a sentença", explicou Obama, citando os quase sete anos em que Manning permaneceu presa.

"As pessoas que pensam em revelar material confidencial, não devem achar que não serão punidas", disse ainda o presidente.

Repercussão

O vice-presidente eleito, Mike Pence, comentou a decisão de Barack Obama, sobre o indulto concedido à ex-militar na rede de TV, Fox News. Ele disse ontem (18), que o indulto foi  "um erro" de Barack Obama. "Soldado Manning é um traidor", disse. E reforçou: "Não deveria ter sido transformado em um mártir."

Para Pence, as informações disponibilizadas por Chelsea comprometem a segurança do país. O vice-presidente prometeu na rede de TV que o governo Trump vai "proteger os segredos da nação".