Topo

Itamaraty ressalta preocupação com plano de Trump de construir muro entre EUA e México

Yuri Cortez/ AFP
Imagem: Yuri Cortez/ AFP

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 19h56

Em nota divulgada nesta quinta-feira (26), o Itamaraty manifestou preocupação com o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, de construir um muro na fronteira com o México contra a vontade do país latino-americano.

"A grande maioria dos países da América Latina mantém estreitos laços de amizade com o povo dos Estados Unidos. Por isso, o governo brasileiro recebeu com preocupação a ideia da construção de um muro para separar nações irmãs do nosso continente sem que haja consenso entre ambas", diz a nota.

A nota ressalta a necessidade de que a questão seja solucionada por meio do diálogo e "pela construção de espaços de entendimento".

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelou nesta quinta os planos de se reunir com seu homólogo americano, Donald Trump, em meio à insistência do republicano de que o México arque com os custos de um muro na fronteira entre os dois países.

Peña Nieto comunicou a anulação da visita a Washington agendada para a próxima terça-feira por meio do Twitter, após uma enxurrada de pedidos de políticos de seu país nesse sentido.

Por meio da rede social, Trump disse que Peña Nieto deveria cancelar a reunião na Casa Branca se o México se recusasse a pagar pelo muro, cuja construção ele ordenou por meio de decreto nesta quarta-feira.

Uma das promessas de campanha do republicano, a barreira na fronteira faz parte de um pacote de medidas destinadas a conter a imigração ilegal.

"Lamento e condeno a decisão dos Estados Unidos de continuar com a construção de um muro que por anos nos dividiu em vez de nos unir", disse Peña Nieto. "O México não acredita em muros. Repito o que disse outras vezes: o México não pagará por nenhum muro."

Trump, por sua vez, disse que o cancelamento da reunião foi de comum acordo e que ela seria "infrutífera" caso o México continuasse "desrespeitando" os EUA com sua decisão de não pagar pelo muro.

"O povo americano não vai pagar pelo muro", acrescentou.(Com agências internacionais)