Topo

Premiê britânica tem 1ª vitória na votação da lei que iniciará a saída da UE

Theresa May, premiê britânica - Daniel Leal-Olivas/AFP
Theresa May, premiê britânica Imagem: Daniel Leal-Olivas/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/02/2017 18h07Atualizada em 02/02/2017 00h27

O projeto de lei britânico para romper com a União Europeia obteve a primeira vitória com folga nesta quarta-feira (1) durante uma das quatro votações às quais será submetido. O resultado, após dois dias de acalorados debates, foi uma vitória da primeira-ministra Theresa May, que foi obrigada a apresentar um projeto para a saída do bloco aos parlamentares após uma decisão do Supremo Tribunal. 

Por 498 votos a favor e 114 contra, os parlamentares da Câmara dos Comuns da Grã-Bretanha votaram a favor da ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá o início formal ao processo de saída do país da União Europeia. 

Trata-se do primeiro passo concreto de Londres ao que será o primeiro divórcio da história da União Europeia, desde que em 23 de junho os britânicos votaram a favor da ruptura por 52% a 48% dos votos. 

Agora, ele deve ser avaliado pela Câmara dos Lordes. Caso sofra alguma alteração, a palavra final ficará novamente com a Câmara dos Comuns.

O projeto de lei pode completar seu processo legislativo até 7 de março. May quer iniciar as negociações sobre a saída com a UE até 31 de março, começando um processo de dois anos de negociações que vão definir o futuro político e econômico do Reino Unido e testar a unidade dos 27 países restantes da UE.

O representante do Partido Nacional Escocês Stephen Gethins descreveu a votação como “um ato devastador de sabotagem da economia da Escócia”.

A maioria dos eleitores da Escócia e da Irlanda do Norte apoiaram no referendo a permanência do Reino Unido na UE, enquanto a Inglaterra e o País de Gales foram a favor da saída.