Topo

Explosão ocorre em usina nuclear na França; governo descarta riscos

A usina nuclear de Flamanville, na França - Benoit Tessier/ Reuters
A usina nuclear de Flamanville, na França Imagem: Benoit Tessier/ Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/02/2017 09h17Atualizada em 09/02/2017 09h56

Uma explosão ocorreu nesta quinta-feira (9) na usina nuclear francesa de Flamanville, da companhia Électricité de France (EDF). A prefeitura diz que não há "risco nuclear".

"Foi um acontecimento técnico significativo, mas não se trata de acidente nuclear" porque a explosão ocorreu "fora da zona nuclear", disse Olivier Marmion, chefe de gabinete do prefeito.

"Cinco pessoas estão levemente intoxicadas, mas não estão feridas", disse. A produção do reator 1 da usina nuclear foi interrompida por causa do acidente.

Segundo a EDF, "um princípio de fogo teve início por volta das 9h40 (6h40 em Brasília) na sala de máquinas e foi imediatamente controlado pelas equipes da central".

Os bombeiros que foram ao local confirmaram a "ausência de fogo", segundo a empresa.

A prefeitura descartou a hipótese da explosão ter sido um ato premeditado. "Uma peça mecânica, um ventilador da sala de máquinas, que não tem contato com as instalações nucleares, provavelmente superaqueceu com produção de fumaça por uma razão técnica a ser determinada", afirmou a prefeitura.

A usina nuclear de Flamanville, na região da Normandia, está em funcionamento desde os anos 1980.

Desde 2007 está sendo construído outro reator nuclear de terceira geração (EPR), mais seguro e mais potente que os atuais, mas sua construção sofreu vários atrasos e não terminará antes de 2018.