Topo

"Deixem o Obamacare explodir", diz Trump após fracasso no Congresso

O presidente dos EUA, Donald Trump, dá entrevista coletiva no Salão Oval da Casa Branca após fracasso de sua reforma de saúde - Kevin Lamarque/Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, dá entrevista coletiva no Salão Oval da Casa Branca após fracasso de sua reforma de saúde Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/03/2017 17h51

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (24) que os democratas serão forçados a aprovar um substituto ao Obamacare quando o programa "explodir". A declaração foi feita após seu governo ter de desistir da reforma de saúde que era sua principal bandeira por falta de apoio no Congresso -- inclusive de um grupo de republicanos.

"Os democratas não nos deram nenhum voto, o que dificultou muito as coisas", afirmou Trump no Salão Oval da Casa Branca. "Chegamos muito perto."

"Mas como venho dizendo, a melhor coisa que podemos fazer, politicamente falando, é deixar o Obamacare explodir", acrescentou. "Coisas muito ruins vão acontecer, e aí os democratas vão chegar para nós e dizer: 'vamos fazer um novo plano de saúde para nosso povo'."

"Quando eles estiverem prontos, estaremos prontos", acrescentou Trump, sinalizando uma abertura aos democratas.

Segundo Trump, o foco do governo agora será tentar aprovar uma reforma tributária.

A substituição do Obamacare, cujo nome oficial é Affordable Care Act, foi uma das principais promessas de campanha do presidente republicano. Seu primeiro ato no poder foi assinar uma ordem executiva minimizando seu peso.

Além da falta de apoio democrata, o projeto republicano também contava com a oposição do grupo ultraconservador Freedom Caucus (Caucus da Liberdade), de cerca de 30 congressistas da ala mais radical do Partido Republicano.

Trump se disse "desapontado" com o grupo, que impediu a primeira votação do projeto na noite de quinta-feira.

Hoje, o presidente tentou levar adiante a votação do projeto, até ser alertado pelo presidente da Câmara dos Representantes de que os votos necessários faltavam.