Topo

Avião pega fogo durante pouso em aeroporto nos Andes peruanos

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 07h52

Um avião da Peruvian Airlines pegou fogo logo após realizar um pouso de emergência nesta terça-feira (28), no aeroporto de Jauja, na zona central do Peru. Seus 141 passageiros não tiveram ferimentos, informaram as autoridades.

O incêndio começou segundos após o pouso do Boeing 737-300 no aeroporto de Jauja, que fica a 3.270 metros de altitude, por volta das 16h30 (18h30 em Brasília). Imagens da TV peruana mostraram os passageiros fugindo de um avião completamente em chamas.

Segundo a companhia aérea, no momento do pouso o Boeing 737-300 girou para a direita e saiu da pista. "Os 141 passageiros que estavam a bordo foram evacuados por nossa tripulação e não há ninguém machucado seriamente", afirmou a Peruvian Airlines, acrescentando que a "perícia do piloto (...) evitou um acidente maior."

29.mar.2017 - Um avião da Peruvian Airlines pegou fogo logo após realizar um pouco de emergência nesta terça-feira (28), no aeroporto de Jauja, na zona central do Peru. Seus 141 passageiros não tiveram ferimentos, informaram as autoridades. - Xinhua/Carlos Fernandez - Xinhua/Carlos Fernandez
Imagem: Xinhua/Carlos Fernandez

"Graças a Deus nos salvamos, nos saímos bem. O piloto fez um pouso forçado com um impacto muito forte", disse o passageiro Walter Montoya à rádio RPP.

Segundo Mario Pérez, outro passageiro, o incêndio começou no momento do pouso, quando o avião bateu na pista.

"No momento em que houve o atrito da asa direita (com a pista) se iniciou o incêndio", explicou à RPP o diretor da Aeronáutica Civil do Ministério dos Transportes, Juan Carlos Pavic.

O general José Cueva, chefe policial da região de Junín, explicou à RPP que o avião "sofreu uma falha técnica no trem de pouso por problema no pneu". "Isto obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência, no qual derrubou vários postes na pista."

O promotor Ninoska Minaya confirmou "que ocorreu uma falha mecânica, e que não houve qualquer tipo de dano às pessoas".

3-29.mar.2017 - Um avião da Peruvian Airlines pegou fogo logo após realizar um pouco de emergência nesta terça-feira (28), no aeroporto de Jauja, na zona central do Peru. Seus 141 passageiros não tiveram ferimentos, informaram as autoridades. - Xinhua/Carlos Fernandez - Xinhua/Carlos Fernandez
Imagem: Xinhua/Carlos Fernandez

O avião incendiado fazia o trajeto entre Lima e Jauja e havia decolado do aeroporto da capital do país pouco depois das 15h30 (17h30 de Brasília). A companhia aérea peruana tinha inaugurado a rota entre Lima e Jauja há 11 dias e era a segunda a operar nesse aeroporto andino.

O aeroporto Francisco Carlé, em Jauja, se encontra cerca de 260 quilômetros ao leste de Lima, e a uma elevação de 3.320 metros sobre o nível do mar, e é utilizado majoritariamente para chegar a Huancayo, capital da região de Junín, e também à floresta central do país.