Topo

Tiroteio em escola de San Bernardino, nos EUA, deixa três mortos

Do UOL, em São Paulo

10/04/2017 15h28Atualizada em 11/04/2017 07h32

Um tiroteio em uma escola de ensino fundamental na cidade de San Bernardino, na Califórnia, deixou ao menos três mortos e um ferido, segundo a polícia afirmou nesta segunda-feira, 10.

Entre os mortos estão uma professora de 53 anos, um aluno de 8 anos e o atirador, identificado como Cedric Anderson, marido da professora. O estado do ferido é considerado grave --os alunos não eram alvo do agressor, segundo autoridades. Os indícios apontam para um crime passional.

A professora foi identificada pela imprensa americana como Karen Smith, e dava aula para uma classe de alunos com deficiência intelectual --16 alunos estavam na sala de aula no momento do ataque. Anderson e Karen estavam separados há pouco mais de um mês. Para entrar na escola, ele teria dito que entregaria algo para a professora, disse o chefe de polícia de San Bernardino, Jarrod Burguan.

Após o crime, Anderson cometeu suicídio. 

Após o ataque, a escola North Park Elementary foi colocada em esquema de isolamento e imagens exibidas pelas TVs locais mostraram as crianças sendo retiradas das salas de aula em segurança.

San Bernardino já havia sido palco de um atentado de inspiração islâmica em 2 de dezembro de 2015, quando 14 pessoas morreram, e outras 22 ficaram feridas. Nesse episódio, um casal fortemente armado -um americano e sua parceira paquistanesa- abriu fogo em uma reunião de fim de ano, organizada por funcionários de saúde de um centro. 

O grupo Estado Islâmico não assumiu diretamente o ataque, mas parabenizou seus autores, chamando-os de "soldados" de seu autoproclamado califado.