Topo

Cerca ou muro? Modelo ideal da Casa Branca passa longe do que Trump prometeu

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 21h36

"Isto é um muro ou uma cerca?" Foi esta a pergunta feita pelos repórteres que acompanharam nesta quarta-feira (3) a apresentação feita pelo porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, de como seria a barreira física na fronteira dos EUA com o México prometida pelo presidente Donald Trump em sua campanha. 

Perguntando por um dos jornalistas presentes na entrevista coletiva diária da Casa Branca, Spicer aproveitou para mostrar imagens da fronteira atualmente, onde parte dela tem uma cerca. As imagens mostram a barreira danificada, e Spicer afirma que os reparos chegam a custar US$ 1 mil.

"Isto é o que existe atualmente no nosso país", diz Spicer ao mostrar a montagem com fotografias exibida em telões na Sala de Imprensa. "Você vê um lugar onde carros podem literalmente passar por cima", afirma.

"Nós temos uma fronteira porosa com cercas quebradas, materiais que podem ser cortados, lugares em que você pode literalmente dirigir sobre a cerca. Substituir tudo isso por uma parede de amarração de 20 pés de altura [aproximadamente 6m] protegerá o nosso país", defende o porta-voz.

Spicer mostrou fotografias do que seria a barreira ideal: uma barreira de aço, com barras verticais fixadas ao solo, através das quais é possível ver o outro lado.

Até que um dos jornalistas pergunta: "Estas fotos mostram muros ou cercas"? 

"Existem diferentes tipos de muros", defende Spicer.

Modelos de muro que seriam aprovados para uso na fronteira dos EUA com o México - Reprodução/Casa Branca - Reprodução/Casa Branca
Imagem: Reprodução/Casa Branca

Perguntado sobre a possibilidade de aqueles modelos serem o que foi prometido por Trump (que defendeu a construção de um muro, e não de uma cerca), Spicer diz que a legislação permite a aplicação dos modelos de "muro" exibidos nas imagens.

Outro jornalista questiona: "Este não é o muro que o presidente prometeu".

Spicer insiste: "Estou dizendo que o presidente vai construir o muro e ele está fazendo isto. E está usando a melhor tecnologia".

Depois de mais de 100 dias de governo, ainda não está claro como seria o muro prometido por Trump. Para evitar a paralisação do governo, Trump aceitou deixar o orçamento para a construção da barreira fora das negociações. Mas ele afirma que o projeto é prioridade no orçamento que será debatido em setembro, para o próximo ano fiscal.