Topo

Papa Francisco e Trump tratam de imigração, Oriente Médio e "paz via política"

papa francisco e melania trump - L'Osservatore Romano via AP - L'Osservatore Romano via AP
Papa Francisco cumprimenta a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, durante audiência no Vaticano
Imagem: L'Osservatore Romano via AP

Do UOL, em São Paulo

24/05/2017 08h05

O papa Francisco e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram nesta quarta-feira (24) no Vaticano e debateram diversos temas relacionados aos problemas atuais, como a crise no Oriente Médio e imigração.

Segundo o Vaticano, durante a conversa na biblioteca papal e que durou cerca de 30 minutos, Trump e o papa "trocaram pontos de vista sobre alguns temas relacionados com a atualidade internacional e a promoção da paz no mundo ".

Isto pode ser alcançado "mediante a negociação política e o diálogo inter-religioso, com especial referência à situação no Oriente Médio e à proteção das comunidades cristãs", segundo o comunicado do Vaticano sobre o que disseram o papa e Trump.

Na conversa também foi abordado o "interesse em uma colaboração serena entre o Estado e a Igreja Católica nos Estados Unidos, comprometidas no serviço às populações nos campos da saúde, da educação e da assistência aos imigrantes"

Os líderes ainda debateram a "boa relação bilateral entre a Santa Sé e os EUA, junto com o empenho em favor da vida e da liberdade religiosa e de consciência".

Os dois líderes têm posições contrárias sobre temas como migração, mudança climática e venda de armas. Apesar de serem antagônicos em suas posturas, o Vaticano definiu a reunião como "cordial".

Presentes

Na tradicional troca de presentes, o papa Francisco deu, entre outras lembranças, uma cópia de sua encíclica sobre o meio ambiente, a "Laudato Si" ("Louvado Seja"), que fala sobre a importância da preservação e do respeito à natureza. Jorge Mario Bergoglio tem como duas de suas bandeiras no pontificado divulgar malefícios causados pelas mudanças no clima. A encíclica defende a proteção do meio ambiente também como forma de proteger a humanidade, e o amplo acolhimento de imigrantes.

"Espero que seja um instrumento de paz", disse o papa em espanhol. O presidente americano disse ao papa ao receber seus escritos: "Leremos".

Por sua vez, Trump deu um pedaço de pedra proveniente do Martin Luther King Memorial de Washington. Segundo a Casa Branca, o presente "honra a esperança de King, a sua visão e a inspiração para as gerações futuras". Além disso, o presidente deu uma escultura de bronze, chamada de "Rising Above", que representa "a esperança para um amanhã de paz", segundo o governo.

Família Trump

Junto ao presidente norte-americano, estavam presentes sua mulher, Melania, sua filha, Ivanka, e o marido dela e conselheiro do governo, Jared Kushner. As duas estavam seguindo o protocolo de visitas oficiais do Vaticano, usando um vestido preto e com a cabeça coberta.

Segundo o protocolo do Vaticano, apenas rainhas católicas podem usar branco em um encontro com o pontífice. Além disso, Melania, que é católica, pediu para o papa abençoar um rosário que carregava consigo.

Francisco cumprimentou com cordialidade Melania a quem perguntou se tinham comido "pizza", e depois abençoou um objeto que a mulher do presidente tinha nas mãos.

Enquanto Trump se reunia com Francisco, a família dele conversava com membros da Cúria do Vaticano na sala que antecedia a Sala da Biblioteca.