Topo

América Primeiro? Trump afasta líder montenegrino para ficar na frente em reunião da Otan

Do UOL, em São Paulo

25/05/2017 19h11

O presidente dos EUA, Donald Trump, parece ter levado ao pé da letra seu slogan de campanha, "América Primeiro", durante encontro com líderes da Otan nesta quinta-feira (25), em Bruxelas, na Bélgica.

Em uma gravação que repercutiu pela imprensa internacional, ele aparece afastando o premiê de Montenegro, Dusko Markovic, para ficar na linha de frente, junto com demais líderes. Eles se reuniam para fazer uma foto do grupo, tradicional nesse tipo de encontro.

Nas imagens, Trump emerge do fundo da sala, de trás de Makovic, e o empurra para o lado pelo mão. Markovic parece primeiro surpreso, depois sorri e dá lugar a Trump que, ao assumir seu lugar na frente, ajeita a postura e olha ao redor. 

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, afirmou que não havia visto o vídeo, mas que havia uma posição pré-determinada para os líderes na foto em grupo.

 Montenegro vai se tornar o 29º Estado-membro da Otan no dia 5 de junho, quando este pequeno país dos Bálcãs apresentará os documentos de sua adesão à Aliança Atlântica em Washington.

Markovic participou nesta quinta-feira como observador da cúpula da Otan em Bruxelas. 

Em 2015, o anúncio da adesão deste país de 600.000 habitantes de maioria eslava e ortodoxa provocou violentas manifestações organizadas pela oposição pró-russa.(Com agências internacionais e o "New York Times")