Topo

Japão oferece aulas de todos os temas para alunos peladões em casa de banho

Do UOL, em São Paulo

31/05/2017 15h18

Um casa de banho de Tóquio está oferecendo aulas de temas que vão de comédia a jogos na esperança de atrair jovens banhistas e reverter tendência de decadência das tradicionais casas de banho no Japão.

Durante uma recente sessão da "Escola Nua" na casa de banho Hinodeyu, nove homens estavam sentados no banho ouvindo um especialista no tradicional jogo de tabuleiro "Go".

"Eu acho que os jovens devem se interessar e vir para as casas de banho se eles conhecessem as aulas que são oferecidas aqui", disse depois da aula Tadashi Manayama, um arquiteto de 37 anos.

Yuichi Tamura, gerente do Hinodeyu, que é da sua família desde 1939, disse que muitos jovens nunca foram a uma casa de banho porque muitas casas têm banheiras modernas. "Eu quero dar a eles uma razão para nos visitar oferecendo um evento curioso como esta escola nua", disse Tamura.

Em seus melhores dias, mais de 500 pessoas frequentavam o Hinodeyu por dia. Hoje o número está em torno de 100.

Tóquio chegou a ter mais de 2.600 casas de banho nos anos 1960. Mas desde o seu gradual declínio, algumas casas estão buscando novas ideias para atrair clientes.

Na Hinodeyu, o valor de entrada é 460 ienes (cerca de R$ 14), que inclui uma aula do tema do mês. Frequentadores aprenderam sobre a comédia tradicional japonesa em abril, enquanto o tema de março foi a indústria de banho público.

Para junho, os banhistas vão aprender como lidar com o problema local de gatos abandonados nas ruas.

"Pode ser qualquer coisa desde que você tenha algo para ensinar para as pessoas", diz o site da Hinodeyu. (Com a Reuters)