Topo

Secretário da Justiça dos EUA oferece renúncia a Trump, diz mídia

15.mai.2017 - Presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com o secretário da Justiça Jeff Sessions em Washington - Evan Vucci/AP
15.mai.2017 - Presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com o secretário da Justiça Jeff Sessions em Washington Imagem: Evan Vucci/AP

Do UOL, em São Paulo

06/06/2017 21h32

O secretário da Justiça dos EUA, Jeff Sessions, ofereceu sua renúncia ao presidente Donald Trump nesta terça-feira (6), afirmaram a CNN e a ABC News.

De acordo com o "New York Times", a relação entre os dois vinha ficando conturbada, com Trump culpando o Departamento da Justiça pela não aprovação de sua política de proibição de viagens a muçulmanos. O caso agora está nas mãos da Suprema Corte americana.

Ainda segundo o jornal e as TVs, Trump ficou enfurecido com a decisão de Sessions de se afastar das investigações sobre o envolvimento da Rússia nas eleições do ano passado. Sessions se afastou porque é um dos implicados na investigação do FBI -- mas, para Trump, seu afastamento acabou fazendo com que um conselheiro especial fosse apontado para liderar o inquérito.

Questionado sobre se Trump ainda tinha confiança em seu secretário, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, responder que não havia discutido o assunto com o presidente.

Caso se confirme, a renúncia de Sessions ocorre às vésperas de um momento delicado para o governo Trump: na quinta-feira (8), o ex-diretor do FBI James Comey vai depor ao Senado americano sobre o chamado "Russiagate".

Comey foi demitido por Trump depois de se recusar a pôr um fim às investigações sobre as ligações entre aliados do presidente e autoridades russas. Entre esses aliados estavam Sessions; o genro de Trump, Jared Kushner; e o ex-conselheiro de segurança nacional Mike Flynn.