Topo

Autores de ataques em Teerã eram iranianos, diz governo

Homem entrega criança a guarda por uma janela do Parlamento iraniano após ataque - Omid Vahabzadeh via AP
Homem entrega criança a guarda por uma janela do Parlamento iraniano após ataque Imagem: Omid Vahabzadeh via AP

Do UOL, em São Paulo

07/06/2017 18h26

Os autores dos atentados que deixaram ao menos 12 mortos em Teerã, no Irã, nesta quarta-feira (7), eram iranianos, disse o vice-chefe do Conselho de Segurança Nacional do país em entrevista à televisão estatal.

"Sobre a identidade dos agressores, devo dizer que eles eram de partes do Irã, e se juntaram ao Daesh [como é chamado o Estado Islâmico no Oriente Médio]", disse Reza Seifollhai.

Mapa, Irã, Teerã - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Os nomes dos terroristas não foram revelados. 

Ainda segundo o governo, cinco terroristas foram identificados. Outras cinco pessoas suspeitas de estarem planejando atentados foram detidas.

O Parlamento iraniano e o santuário do aiatolá Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica, foram alvos de dois ataques aparentemente coordenados nesta manhã. A autoria foi assumida pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Os agressores, que estavam vestidos como mulheres, entraram pelo portão principal do Parlamento e abriram fogo, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Mohammad Hossein Zolfaghari, segundo a agência de notícias Tasnim.

 

A violência ocorre em meio ao aumento de tensão no Oriente Médio, com a Arábia Saudita e outros países árabes cortando relações com o Qatar por seu suposto apoio a terroristas e suas ligações com o Irã. 

A Arábia Saudita, de governo sunita, e o Irã, de maioria xiita, são tradicionais rivais regionais. 

A Guarda Revolucionária do Irã acusou a Arábia Saudita e os EUA de estarem por trás dos ataques. (Com agências internacionais)