Topo

Para 40% dos eleitores, Trump não terminará o 1º mandato, diz pesquisa

NICHOLAS KAMM/AFP
Imagem: NICHOLAS KAMM/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/06/2017 18h58

Uma pesquisa de opinião divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que 40% dos americanos não acreditam que o presidente dos EUA, Donald Trump, completará o seu primeiro mandato. A sondagem foi divulgada na véspera do depoimento do ex-diretor do FBI, James Comey, que falará sobre a investigação envolvendo a influência russa na eleição, implicando funcionários da campanha e do governo de Trump.

Para 63% dos consultados pela Universidade Quinnipiac não acham apropriado que o genro de Trump, Jared Kushner, tenha um "papel significativo" na administração. Em abril, a porcentagem era de 53% --antes de a imprensa americana informar sobre os encontros de Kushner com o embaixador russo.

A pesquisa ainda questionou os eleitores sobre a relação de Trump com a Rússia. Para 32%, o presidente não fez nada de errado, enquanto 31% acreditam que ele fez algo ilegal. Outros 29% afirmam que Trump teria agido de forma antiética, mas não ilegal.

A taxa de aprovação de Trump é de 34%, pouco abaixo dos 37% da última pesquisa da universidade, realizada no meio de maio. Agora, a taxa de desaprovação é de 57%, em comparação com os 55% de maio. A taxa de aprovação de Trump agora é a mais baixa desde janeiro, quando ele tomou posse --seu número mais baixo tinha sido em abril, em 35%.

Para a pesquisa, foram ouvidos 1,361 eleitores entre 31 de maio e 6 de junho, e a margem de erro é de 3,2%.