Topo

Foto de muçulmana ajudando senhora viraliza: "Esse é o verdadeiro islã"

Imagem tocou os internautas e gerou mais de 50 mil compartilhamentos - Reprodução/Facebook
Imagem tocou os internautas e gerou mais de 50 mil compartilhamentos Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

09/06/2017 11h26

Na mesma semana em que o centro de Londres foi alvo de um atentado terrorista reivindicado pelos radicais do Estado Islâmico (EI), a imagem de uma muçulmana ajudando uma senhora idosa em um ônibus na capital britânica ganhou o mundo como uma mensagem contra o preconceito. “Esse é o verdadeiro islã”, diz a legenda da foto, publicada na manhã de quarta-feira (7) no Facebook por Hamza Bakri.

Desde então, pouco mais de 48 horas depois, a postagem já tem mais de 51 mil compartilhamentos. Bakri descreveu assim o fato: “Uma senhora de 84 anos ficou com a cabeça presa entre a porta e a barra de metal no ônibus entre Ilford e Barking. A mulher muçulmana segurou a mão dela e ficou ao seu lado por 20 minutos até a ambulância chegar”.

Ele ainda criticou o comportamento da mídia britânica. “Esse é o verdadeiro islã. A mídia não mostra os verdadeiros muçulmanos, apenas os falsos”, numa referência aos atentados terroristas.

No sábado, em uma sequência de atentados, oito pessoas foram mortas numa ação reivindicada pelo Estado Islâmico no centro de Londres. Na famosa e turística Ponte de Londres, uma van em alta velocidade foi jogada contra as pessoas que estavam na calçada. Em outros locais, transeuntes foram atacados a facadas. Outras 48 pessoas ficaram feridas.

Como acontece desde o atentado de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas, em Nova York, esse novo ato terrorista voltou a ampliar os discursos de ódio contra os muçulmanos.

Hamza Bakri foi o autor do post que viralizou na web.