Topo

O "choque" de Theresa May estampado nas páginas dos jornais britânicos

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 04h00Atualizada em 09/06/2017 06h00

As primeiras páginas dos principais jornais e tabloides britânicos não esconderam a surpresa com os resultados projetados pelas pesquisas de boca de urna das eleições antecipadas ocorridas na quinta-feira (8), no Reino Unido.

"Choque" foi a expressão mais utilizada por eles, enquanto tentavam explicar como a premiê perdia uma alta aposta que havia jogado: realizar novas eleições para fortalecer sua posição no Parlamento e assim ter mais margem de manobra para negociar, pelos próximos dois anos, a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Quando as edições eram preparadas para seguir para a impressão, a boca de urna indicava -- e os primeiros resultados consolidados até o fim da noite de quinta também -- que seu partido Conservador perderia 17 assentos na Câmara Baixa do Parlamento e não conseguiria alcançar a maioria absoluta de 326 vagas. 

Já seu principal rival, o Partido Trabalhista, aumentaria sua bancada em 34 vagas, chegando a 266 no total. 

A pesquisa indicava que nenhum partido iria obter a maioria absoluta, em um fenômeno descrito no país como "hung Parliament". O que se confirmou no começo da manhã desta sexta-feira (9) - até as 10h no horário local, 6h em Brasília, os conservadores contavam com 317 cadeiras.

Veja a seguir as capas das primeiras edições dos jornais britânicos desta sexta-feira.

"DAILY TELEGRAPH": Choque para May quando boca de urna aponta 'hung Parliament'  - Reprodução - Reprodução
"Choque para May enquando boca de urna aponta 'hung Parliament'"
Imagem: Reprodução

"GUARDIAN": Choque da boca de urna para May - Reprodução - Reprodução
GUARDIAN: "Choque na boca de urna para May"
Imagem: Reprodução

"THE TIMES": A grande jogada de May fracassa - Reprodução - Reprodução
THE TIMES: "A grande jogada de May fracassa"
Imagem: Reprodução

"DAILY MIRROR": Pendurada por um fio - Grã Bretanha se encaminha para 'hung Parliament' após boca de urna chocante e o emprego de May corre risco - Reprodução - Reprodução
"Pendurada por um fio - Grã Bretanha se encaminha para 'hung Parliament' após boca de urna chocante e o emprego de May corre risco"
Imagem: Reprodução

"FINANCIAL TIMES": Jogada de May com eleição deve sair pela culatra, segundo boca de urna - Reprodução - Reprodução
"Jogada de May com eleição deve sair pela culatra, segundo boca de urna"
Imagem: Reprodução

"DAILY MAIL": Grã Bretanha sob a ponta da faca: boca de urna chocante prevê ganhos trabalhistas e conservadores não alcançando maioria absoluta - Reprodução - Reprodução
"Grã Bretanha no fio da navalha: boca de urna chocante prevê ganhos trabalhistas e conservadores não alcançando maioria absoluta"
Imagem: Reprodução