Topo

Brasileiro vira o 1º negro a entrar para a guarda de elite do presidente da Itália

Nascido no Brasil, ele (à direita na foto) foi adotado com a irmã por uma família italiana - AFP PHOTO / ITALIAN PRESIDENTIAL PRESS OFFICE/ PAOLO GIANDOTTI
Nascido no Brasil, ele (à direita na foto) foi adotado com a irmã por uma família italiana Imagem: AFP PHOTO / ITALIAN PRESIDENTIAL PRESS OFFICE/ PAOLO GIANDOTTI

Colaboração para o UOL

12/06/2017 13h15

Um brasileiro de 27 anos fez história na Itália. NT (sigla usada para preservar seu nome) tornou-se o primeiro negro a entrar para o Reggimento Corazzieri, uma unidade de elite que faz a guarda do Presidente da República, de acordo com o jornal "Reppublica".

O jovem e sua irmã mais nova nasceram no Brasil, em uma família humilde que não tinha condição de sustentá-los. Quis o destino que um casal da Sicília viajasse a trabalho em 1990 para a mesma cidade dos dois irmãos e adotassem a ambos para morar na Itália. NT cresceu como um verdadeiro cidadão italiano, e com duas paixões: esportes e a polícia.

O brasileiro passou no concurso e ingressou nas forças armadas, mas ainda tinha o sonho de entrar para o Corazzieri, tarefa que não seria nada fácil.

O regimento é o mais antigo da Itália e exige que os membros tenham no mínimo 1,95 m de altura. Em sua vantagem, ele atendeu aos requisitos.

A cor da pele, que poderia parecer um obstáculo, não o impediu de atingir seu objetivo. Ele completou o dificílimo curso de preparação e especialização e hoje é considerado um dos melhores de sua turma, recebendo com todos os méritos o uniforme de Corazziere, segundo os policiais examinadores.

No dia 5 de junho, NT estreou como guarda de honra do presidente na festa da Polícia em Roma. Dois dias depois, fez a primeira visita ao Palácio do Quirinal (residência do presidente na Itália) para recepcionar o papa Francisco, de quem recebeu um sorriso.