Topo

Incêndio em prédio de 24 andares deixa mortos e feridos em Londres

14.jun.2017 - Chamas atingem prédio na periferia de Londres no começo da manhã deste 14 de junho - Toby Melville/Reuters - Toby Melville/Reuters
Chamas atingem prédio na periferia de Londres no começo da manhã deste 14 de junho
Imagem: Toby Melville/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/06/2017 00h14Atualizada em 14/06/2017 14h53

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio residencial de 24 andares na região oeste de Londres nesta quarta-feira (14), deixando mortos e feridos. As chamas já foram controladas, mas os bombeiros continuam trabalhando no local, extinguindo alguns focos de fogo que surgem na Grenfell Tower, situada no bairro de North Kensington, nas proximidades de Notting Hill..

A Polícia Metropolitana de Londres disse que pelo menos 12 pessoas morreram, mas que o número deve aumentar à medida que os bombeiros continuam a vasculhar o prédio. Em comunicado por volta das 17h15 locais, a polícia informou que não esperava encontrar mais sobreviventes no local.

Segundo a polícia, os bombeiros já conseguiram chegar ao último andar do prédio e conseguiram resgatar pelo menos 65 pessoas.

Vários moradores foram retirados com ferimentos diversos, sendo alguns com intoxicação pela fumaça. Ao menos 74 pessoas foram atendidas em hospitais de Londres; desses, 18 estão em estado crítico e 40 já foram liberadas.

Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Londres, não há registro, até o momento, de brasileiros afetados pelo incêndio.

O fogo começou no princípio da madrugada, pouco antes da 1h desta quarta, por volta das 21h de terça-feira no horário de Brasília. As autoridades não determinaram até o momento a origem do incêndio.

Mais cedo, uma porta-voz da Brigada de Incêndio londrina, Dany Cotton, disse nunca ter visto algo parecido em seus 29 anos no corpo de bombeiros.

À imprensa, testemunhas informam terem visto, mais cedo, pessoas se jogando pelas janelas ou gritando por socorro no interior do prédio, de 120 apartamentos. Alguns teriam tentado escapar por meio de cordas improvisadas com roupas do corpo e de cama.

14.jun.2017 - Homens da Brigada de Incêndio de Londres trabalham no combate às chamas em prédio atingido desde o começo da madrugada - Toby Melville/Reuters - Toby Melville/Reuters
Homens da Brigada de Incêndio de Londres trabalham no combate às chamas em prédio
Imagem: Toby Melville/Reuters
Os bombeiros foram chamados por volta da 01h15 local - o que leva a crer que muitas pessoas dormiam quando o fogo começou. 

A Brigada de Incêndio informou no Twitter que o fogo teria começado no 2º andar e se expandido em pouco tempo até o último piso.

Uma parte lateral do prédio não chegou a ser atingida em sua totalidade - motivo pelo qual moradores de alguns andares mais altos puderam escapar pelas escadarias, como foi o caso de uma moradora do 15º andar que, em entrevista à CNN, disse ter conseguido deixar o prédio com o marido e a filha. Ela reclamou, no entanto, que nenhum alarme de incêndio foi disparado, dificultando a reação por parte dos moradores.

O jornal "The Guardian" informa que alguns moradores da torre foram levados para um centro comunitário, onde receberam água, cobertores e outros suprimentos básicos. Outros estão sendo acomodados em casas de moradores das redondezas.

A Igreja de São Clemente, bem próxima ao local, também abriu suas portas para receber pessoas que conseguiram deixar o prédio logo no início do incêndio ou que foram evacuadas pelos bombeiros.

 

A polícia disponibilizou um número de emergência (0800 0961 233), que visa fornecer informações a familiares de moradores.

Quarenta veículos e 200 homens da Brigada de Incêndio, sendo 14 unidades de resgate e salvamento, foram empregados desde o início no combate às chamas no edifício, construído em 1974. Também há veículos do Serviço de Ambulância de Londres, que emitiu nota no Twitter em nome do diretor de operações, Stuart Crighton, dizendo que estão sendo empregados inúmeros recursos, incluindo pessoal da Equipe de Resposta de Área Perigosa, especialmente treinada para casos como este.

 

 

"Os bombeiros usam aparelhos de respiração e estão trabalhando em condições muito difíceis para enfrentar esse incêndio. Este é um incidente grande e muito sério e implantamos inúmeros recursos e aparelhos especializados", informou um comissário dos bombeiros, Dan Daly, à rede CNN.

Segundo uma produtora da emissora, Salma Abdelaziz, a cena foi "aterrorizante". "Os pedaços do edifício estão caindo em chamas", disse ela no momento do incêndio.

14.jun.2017 - Mapa da localização do prédio Grenfell Tower, atingido por incêndio de grandes proporções na madrugada deste 14 de junho - Reprodução/Google Maps - Reprodução/Google Maps
Mapa da localização da Grenfell Tower, atingida por incêndio, em Londres
Imagem: Reprodução/Google Maps
O escritor e ator britânico Tim Downie, que mora na região, relatou cenas de "horror". "O prédio foi tomado inteiro pelas chamas. É uma questão de tempo até que desabe". 

A polícia iniciou a evacuação de residências vizinhas ameaçadas pelo enorme incêndio.

(Com agências internacionais.)